21 de junho de 2018

Categorias: Notícias

Uma doença desafiadora

A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) ganhou notoriedade mundial em 2014 com o desafio do balde de gelo – uma campanha criada nos Estados Unidos para angariar fundos para pesquisas sobre a doença, que incentivava as pessoas a divulgarem vídeos jogando baldes de gelo na cabeça.

A iniciativa teve um sucesso tão grande que arrecadou 115 milhões de dólares em apenas dois meses, o que possibilitou o avanço dos estudos.

Desde então, a doença tem recebido atenção especial e um importante gene associado a ela foi descoberto, segundo estudo publicado no periódico científico Nature Genetics.

O cientista Stephen Hawking, morto em 2018 aos 76 anos (diagnosticado aos 21), foi um caso raro e o mais conhecido de ELA, cuja história foi contada no filme “A teoria de tudo”.

“Na celebração do Dia Mundial de Conscientização da ELA (21/06), a Clínica Ludens gostaria de levar esperança àqueles pacientes que lutam diariamente com a doença. A identificação do gene NEK1 nos últimos estudos sobre o tema nos aponta uma luz para o desenvolvimento de tratamentos mais eficientes, com novas drogas e propostas de reabilitação a fim de melhorar a qualidade de vida desses pacientes”, diz Elem Torello, fisioterapeuta da Ludens, que inclusive concedeu uma entrevista à Rede Século 21 no ano passado sobre o tema. Vale a pena conferir:

Sobre a ELA

O tipo de esclerose é uma rara doença neurodegenerativa progressiva que afeta o cérebro e a coluna, inclusive os nervos que controlam os movimentos, com sintomas que demoram a fechar um diagnóstico mais preciso. Assim, os pacientes acabam buscando tratamento tardiamente, quando pouco se tem a fazer por eles, já que se trata de uma doença com baixa expectativa de vida e sem cura até o momento.

Em fases mais avançadas da ELA, com a progressão rápida da doença, o paciente pode ter paralisia completa dos músculos, mas sem afetar a sua cognição.