O que é a Psicopedagogia?

Trata das dificuldades de aprendizagem que podem ser de origem interna ou externa, investiga e promove mudanças nos processos cognitivos, emocionais e pedagógicos que podem estar interferindo nesse processo. Utiliza de intervenção direta e apoio permanente ao aluno-paciente, orientação à família e planejamento de adaptação curricular, metodológica ou didática e outras ações de acordo com a necessidade junto à equipe escolar como, por exemplo, no processo de aprendizagem e inclusão de alunos da educação especial na escola regular. Além disso, atua em trabalho integrado com Fonoaudiólogo, Terapeuta Ocupacional e Psicólogo, de acordo com a necessidade do paciente.

Métodos e Técnicas

Utilização de técnicas voltadas para o desenvolvimento de habilidades e funções cognitivas que propiciem a aquisição de ensino aprendizagem, bem como atividades psicopedagógicas voltadas para a aprendizagem de conteúdos sistematizados.

Avaliações em Psicopedagogia

Utilização de instrumentos qualitativos e quantitativos de uso não restrito, como:

• EOCA (Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem);

• Provas operatórias e protetivas;

• IAR (Instrumento de Avaliação do Repertório Básico para Alfabetização);

• IPPL (Identificação Precoce dos Problemas de Leitura) 

E muitos outros de acordo com a necessidade de investigar o que pode estar interferindo nessa aprendizagem. Após a avaliação, a intervenção é feita com o uso de recursos didáticos e métodos específicos de acordo com teóricos relevantes do processo da aprendizagem, tais como: Piaget, Emília Ferreiro, Pain, Wygotsky, Weiss.

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