Trata das dificuldades de aprendizagem que podem ser de origem interna ou externa, investiga e promove mudanças nos processos cognitivos, emocionais e pedagógicos que podem estar interferindo nesse processo. Utiliza de intervenção direta e apoio permanente ao aluno-paciente, orientação à família e planejamento de adaptação curricular, metodológica ou didática e outras ações de acordo com a necessidade junto à equipe escolar como, por exemplo, no processo de aprendizagem e inclusão de alunos da educação especial na escola regular. Além disso, atua em trabalho integrado com Fonoaudiólogo, Terapeuta Ocupacional e Psicólogo, de acordo com a necessidade do paciente.
Métodos e Técnicas
Utilização de técnicas voltadas para o desenvolvimento de habilidades e funções cognitivas que propiciem a aquisição de ensino aprendizagem, bem como atividades psicopedagógicas voltadas para a aprendizagem de conteúdos sistematizados.
Avaliações em Psicopedagogia
Utilização de instrumentos qualitativos e quantitativos de uso não restrito, como:
• EOCA (Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem);
• Provas operatórias e protetivas;
• IAR (Instrumento de Avaliação do Repertório Básico para Alfabetização);
• IPPL (Identificação Precoce dos Problemas de Leitura)
E muitos outros de acordo com a necessidade de investigar o que pode estar interferindo nessa aprendizagem. Após a avaliação, a intervenção é feita com o uso de recursos didáticos e métodos específicos de acordo com teóricos relevantes do processo da aprendizagem, tais como: Piaget, Emília Ferreiro, Pain, Wygotsky, Weiss.
Últimas Notícias