Viviane Fazzio Zaqueu

Fonoaudiologia | CRFa-219525

Especialista em: Experiência profissional em linguagem, comunicação alternativa e transtornos do neurodesenvolvimento. Atendimento a pessoas com autismo, deficiência intelectual, casos neurológicos.

Sobre: Fonoaudióloga, graduada pela UNICAMP. Mestrado em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação pela FCM/UNICAMP na área de Comunicação Suplementar e/ou Alternativa. Especialização em Neuropsicologia aplicada a Neurologia Infantil pela Extecamp/Unicamp. Atualmente é doutoranda no Programa de pós graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação dla FCM/UNICAMP. É membro da Diretoria Expandida do capítulo brasileiro da Associação Internacional de Comunicação Alternativa (ISAAC- BRASIL)

 

Técnicas:

  • PODD (Pranchas de Organização Pragmática)
  • PECS (Nível I)
  • Integração Sensorial
  • Estimulação Tátil Térmica Gustativa
  • Método Therapy Taping

 

Formação:

  • Doutoranda em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação na FCM/Unicamp (cursando)
  • Mestrado em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação intitulado: A vulnerabilidade comunicativa no contexto hospitalar e a Comunicação Suplementar e/ou Alternativa pela FCM/Unicamp
  • Pós-Graduada em Neuropsicologia aplicada a Neurologia Infantil- Extecamp/Unicamp
  • Graduada em Fonoaudiologia (UNICAMP – 2014)

 

Cursos Técnico ou Extensão:

  • Estimulação tátil Térmica Gustativa Básico e Avançado- Silvia Marra, GEAD Cursos, 2022
  • Workshop Introdutório do PODD – Certificação internacional, CPEC (Cerebral Palsy Educational Centre) e Clarear Fonoaudiologia (Agosto de 2021)
  • Fonoterapia na Paralisia Cerebral – Gead Cursos (Junho de 2021)
  • Online Apraxia Oral e Apraxia de Fala, CIT Cursos (Maio de 2021)
  • Integração Sensorial: Das especificidades técnicas aos princípios da Prática, Ludens Cursos (Março de 2021)
  • Atuação Fonoaudiológica nas Disfagias Pediátricas, CIT Cursos (Fevereiro de 2021) –
  • Introdução ao Método DTTC, ABRAPRAXIA (Dezembro de 2020)
  • Disfagia PRO, Paola Pucci Cursos (Dezembro de 2020) –
  • PECS- Nível 1, Pyramid (Novembro de 2020) –
  • Terapeutiando em Disfagias Pediatricas, Gead Cursos (Setembro de 2020)
  • AVC na Prática, Paola Pucci (Junho de 2020)
  • Disfagia 1.0, Terapias Integrativas (Março de 2019)
  • Afasia 1.0, Terapias Integrativas (Março de 2019)
  • Aperfeiçoamento em Processamento Auditivo, Fonoatuante (Novembro de 2018)
  • Alterações de Fala, Fonoatuante (Maio de 2018)
  • Aperfeiçoamento em Leitura e escrita, Fonoatuante (Novembro de 2017)
  • Aperfeiçoamento em Reabilitação do Respirador Oral, Escola de extensão universitária da UNICAMP (Julho de 2016) –
  • Workshop de Exercícios Miofuncionais, Patrícia Faro Cursos (Fevereiro de 2016) –
  • Curso Básico do Método Therapy Taping®, Therapy Taping Association, TTA (Setembro de 2015)

 

Experiência Profissional:

  • Consultório Particular Fonoaudiólogo desde Setembro/2020 Avaliação e terapia de linguagem/fala e habilidades comunicativas de de adultos e crianças. Implementação de Comunicação Suplementar e/ou Alternativa.
  • Núcleo Especializado de Reabilitação – Julho/2020 a Dezembro/2021 Atendimento em equipe multidisciplinar, para crianças com Paralisia Cerebral , TEA e Síndromes, atuando na avaliação e terapia das demandas de linguagem, Comunicação Suplementar e/ou Alternativa e disfagia.
  • Hosp Care Fonoaudiólogo – Agosto/2019 a Junho/2020 Avaliação, terapia de linguagem e comunicação em beira de leito de pacientes a partir de 12 anos, hospitalizados por queixas diversas em um hospital da rede SUS de São Paulo.Também são realizadas orientações a equipe multidisciplinar e aos familiares.
  • CIAPRE Fonoauduólogo – Maio/2018 a Agosto/2020 Avaliação e intervenção Fonoaudiológica de pacientes com alterações de linguagem,(utilizando também a comunicação alternativa) e transtornos do neurodesenvolvimento em meio a uma equipe interdisciplinar que também exerce atividades de pesquisa e extensão.
  • Clínica Habilitá Fonoaudiólogo – Fevereiro/2016 a Setembro/2019 Atendimento clínico para pacientes com queixas de alterações de linguagem (atraso de linguagem, afasia, pessoas com necessidades complexas de Comunicação e uso de Comunicação Suplementar e/ou alternativa), disfagia (casos leves), distúrbio do processamento auditivo, dificuldades e distúrbios de aprendizagem e TEA.
  • Clínica Cete Fonoaudióloga – Abril/2015 a Setembro/2017 Atendimento clínico nas áreas de Linguagem, Motricidade Orofacial, Voz e Audiologia (processamento auditivo), com pacientes dentre todas as faixas etárias.
  • Instituto de Pedagogia Terapêutica Norberto de Souza Pinto Fonoaudiólogo – Julho/2015 a Fevereiro/2016 Atendimento Fonoaudiológico com enfoque no suporte escolar em grupo para crianças e adolescentes com diagnóstico de Deficiência Intelectual inclusos na rede regular de ensino.
  • Associação de Pais e Mestres dos Excepcionais (APAE) Limeira Fonoaudióloga – Fevereiro/2015 a Julho/2015 Atuação com usuários com diagnóstico de deficiência intelectual,(incluindo pacientes com síndrome de Down, Síndrome do X frágil, Ataxia Cerebelar entre outros diagnósticos) adolescentes e adultos no programa Centro Profissionalizante e de Convivência (CPC) que busca a inclusão dos sujeitos na sociedade, em atividades do mercado de trabalho e a convivência. São realizados atendimentos individuais e em grupo principalmente na área de linguagem, motricidade orofacial, voz( disartrofonias) e discussão de casos em equipe , além de orientação e planejamento das atividades preparadas por monitoras responsáveis pelas turmas de usuários para que possam favorecer a comunicação dos alunos, bem como comunicar-se melhor com estes.
  • Associação Cultural Educacional Social e Assistencial Capuava Estagiário em Fonoaudiologia (extracurricular) – Julho/2014 a Dezembro/2014 Avaliação, atendimento, acompanhamento e discussão de casos de usuários com diversas deficiências (motora, sensorial e mista) e diagnósticos como transtorno do espectro do autismo, paralisia cerebral, síndrome de Down, deficiência intelectual e surdocegueira, com faixa etária entre 3 e 65 anos. A experiência em Fonoaudiologia englobou áreas como linguagem (com uso de Comunicação Suplementar e/ou Alternativa), motricidade orofacial e disfagia.
  • CEPRE/FCM/UNICAMP Estágiario, (estágio curricular do curso de graduação) – Fevereiro/2013 a Dezembro/2014 Atendimento, avaliação, grupos com familiares. Experiências em Fonoaudiologia em áreas como Saúde Coletiva (estágios em UBS), linguagem, motricidade orofacial, leitura e escrita, audiologia, processamento auditivo, surdez, voz e fonoaudiologia aplicada à neurologia (linguagem e disfagia)

 

Publicações:

  • CHUN, Regina Yu Shon; Leite Neto, Lavoisier ; Zaqueu, Viviane Fazzio ; Maia, Ana Luíza Wuo ; Farias, Luciana Paiva . COMUNICAÇÃO VULNERÁVEL EM CASOS DE ALTA COMPLEXIDADE: PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO E PESQUISA FONOAUDIOLÓGICA EM HOSPITAL-ESCOLA. In: Raimunda Magalhães da Silva et al.. (Org.). Estudos qualitativos: enfoques teóricos e técnicas de coletas de informações. 1ed.Sobral: Edições UVA, 2018, v. I, p. 81-96.

 

Atividades Acadêmicas:

  • Palestra para a Liga de Fonoaudiologia do Amazonas sobre Avaliação de linguagem e Comunicação Alternativa no contexto hospitalar (2021)
  • Avaliação de linguagem e Comunicação Alternativa em leito para casos não oralizados. (2021) Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia
  • Intervenção Fonoaudiológica nos casos de vulnerabilidade comunicativa em setores de média e alta complexidade. -Aula para a Graduação de Fonoaudiologia da Unicamp (2018, 2019, 2020 e 2021)
  • Avaliação de linguagem pelo protocolo ABFW- Aula para a Graduação do curso de Fonoaudiologia da Unicamp (2018, 2019, 2020 e 2021)
  • Intervenção Fonoaudiológica nos distúrbios Fonético Fonológico- Aula para a Graduação de Fonoaudiologia da Unicamp (2018, 2019, 2020 e 2021)
  • Vulnerabilidade Comunicativa no Contexto hospitalar e a CSA- Congresso Brasileiro da ISAAC Brasil (2019)
  • Apresentação de trabalho:  Necessidades de Comunicação de pessoas em situação de comunicação vulnerável, XV Semana de Fonoaudiologia da UNICAMP 2017- Trabalho Premiado.