Valéria Martins Cordeiro Quércia

Terapeuta Ocupacional / Crefito -3/ 19552-TO

Especialista em: Integração Sensorial

Sobre: Terapeuta ocupacional pela PUC-Campinas em 2017, Licenciatura em Língua Portuguesa pela Unicamp em 2008

 

Técnicas

  • Integração Sensorial (Programa USC – Sensory Integration Continuing Education Certification Program)
  • Motricidade Fina
  • Dificuldades de alfabetização

 

Formação:

  • Graduada em Terapia Ocupacional   (PUC Campinas – 2017)
  • Graduada em Letras – Licenciatura Português (UNICAMP – 2008)
  • Pós-Graduação: Inclusão Escolar nos Transtornos do Neurodesenvolvimento: Autismo e suas Comorbidades – Neurosaber/UTFPR – EAD – cursando

 

Cursos técnicos:

  • “Integração Sensorial: do Processo de Avaliação ao Raciocínio Clínico” – Ludens Cursos – 2020
  • “O Papel do Terapeuta Ocupacional no Tratamento de Problemas de Continência Fecal e Rejeição do Uso do Banheiro e Problemas de Recusa e Seletividade Alimentar na Criança: Introdução a Avaliação e Tratamento” – GymISense – 2020
  • “Fundamentos para o Desenvolvimento da Motricidade Fina e suas Implicações na Escrita” – A Casa Amarela – 2020
  • “Certificação e Educação Continuada em Integração Sensorial” – Módulos 1, 2 e 3 – USC University of Southern California / Ludens Cursos – 2018
  • “Motricidade Fina: na Escola, em Casa e na Clínica”– Ludens Cursos – 2018
  • “Integração Sensorial e Neuro-Desenvolvimento (NDT) / Bobath Combinando Abordagens de Intervenção em Crianças com Deficiências do Desenvolvimento” – Ludens Cursos – 2018
  • “Tratamento do Neuro-Desenvolvimento (NDT) / Bobath para Bebês e Crianças Pequenas” – Ludens Cursos – 2018
  • “Auto-regulação da Primeira Infância – Conhecendo os transtornos regulatórios e sua implicação no desempenho ocupacional da criança” – Ludens Cursos – 2018
  • “A Construção do Espaço Terapêutico em Integração Sensorial: o ambiente e o uso terapêutico dos materiais”– Ludens Cursos – 2017
  • “Integração Sensorial: dos Princípios Teóricos às Especificidades da Técnica”– Ludens Cursos – 2017
  • “Compreendendo as Disfunções do Processamento Visual na Integração Sensorial”– Ludens Cursos – 2017
  • “ Processamento Sensorial na Vida Diária e Perfil Sensorial 2”– Ludens Cursos – 2017
  • “MORE – Integrando a Boca com a Função Sensorial e Postural”– Ludens Cursos – 2017
  • “O processo de avaliação na Integração Sensorial: O uso e treinamento de Observações Clínicas” – Ludens Cursos – 2016
  • “Medição da Função Motora Grossa – Gross Motor Function Measure (GMFM)”– Ludens Cursos – 2016
  • “Fundamentos para o desenvolvimento da Motricidade Fina”– Ludens Cursos – 2016
  • “Avaliação do Desenvolvimento: Ferramentas para avaliar Bebês e Crianças” – Teste Bayley– Ludens Cursos – 2016
  • “O Autismo: as disfunções sensoriais, a comunicação e a alimentação sob o olhar da Integração Sensorial”– Ludens Cursos – 2016

 

Experiência Profissional:

  • Trabalhos com educação infantil em escolas particulares (Recanto Infantil Baronesa e Escola Farroupilha nos anos de 1980 até 1986).
  • Voluntária no Centro Cultural Louis Braille (apoio e incentivo de leitura a deficientes visuais, 2012 e 2013)
  • Voluntária no Centro Educacional Semente Esperança (auxílio a crianças com dificuldades de alfabetização, 2013)
  • Estagiária na Ludens Clínica como auxiliar terapêutica, 2017
  • Experiência em atendimento a crianças autistas e não autistas através da técnica de Integração Sensorial na Ludens Clínica de março/2018 a janeiro/2020, e de março 2021 até o momento.

 

Atividades Acadêmicas:

  • Estágio na Clínica e no Hospital da PUC-Campinas (Quimioterapia, reabilitação, prevenção e saúde mental – adulto e infantil)
  • Estágio na Casa das Oficinas (Serviço de geração de renda – Campinas)
  • Apresentação do TCC “Relatório técnico – catálogo de recursos tecnológicos de realidade virtual para reabilitação de membros superiores” na 2ª Mostra de Talentos da Graduação da PUC-Campinas, 2018
  • Prêmio de Melhor Revisão Bibliográfica na “XIV Jornada de Neuro Reabilitação na Infância e Adolescência”, com o trabalho “Construção de um catálogo de recursos tecnológicos de realidade virtual para reabilitação de membros superiores como método de divulgação de práticas inovadoras no campo da saúde.”, na UNICAMP, 2018.