O que são Práticas Corporais?

As habilidades motoras básicas (andar, correr, pular, equilibrar-se, pendurar-se, arremessar, agarrar) e complexas (interação e comunicação) fazem parte do dia-a-dia e podem se mostrar de diferentes formas em cada criança. A Educação Física é uma área de conhecimento que envolve as Práticas Corporais como uma forma de desenvolver e aprimorar as habilidades motoras básicas e complexas, e é caracterizada por ser uma proposta educativa a partir da vivência corporal, de caráter lúdico. Na Ludens, as Práticas Corporais são utilizadas com o objetivo de promover a interação social, explorar e manipular objetos, organizar os pensamentos (a partir da necessidade de organização do movimento, por exemplo) e auxiliar na compreensão do uso de regras. Elas também resultam no aprimoramento da capacidade física, da autonomia e da confiança em um contexto de prazer, socialização e, sobretudo, diversão.

Métodos e Técnicas

As atividades de prática corporal são desenvolvidas individualmente ou em grupo, variando de acordo com o interesse do(s) praticante(s), e utiliza as seguintes técnicas como base:

• Exercício físico

• Jogos

• Circo

• Dança

• Artes marciais

Ao longo das práticas, são produzidos materiais audiovisuais (fotos e vídeos) com os participantes e disponibilizados para os seus responsáveis, de forma a acompanhar o desenvolvimento das atividades.

Avaliação: práticas corporais oferece uma aula experimental e a partir dela é proposto um cronograma de trabalho subsequente.

Profissionais