13 de novembro de 2018

|

por: ludens

|

Categorias: Novidades de Tratamento

Porque a certificação internacional em IS é tão importante?

 

 

Para os terapeutas ocupacionais, obter a Certificação Internacional em Integração Sensorial é o que os leva a um patamar de referência dentro da carreira profissional escolhida. E é o que a Ludens Cursos se propõe a oferecer, de forma pioneira, com o Programa de Certificação Internacional em Integração Sensorial no Brasil, autorizado e reconhecido pela Universidade do Sul da Califórnia (USC – University of Southern California/EUA) e aplicado uma vez ao ano apenas pela Ludens no país.

 

“Especializar-se nos dias atuais não é mais uma questão de vontade, e sim, de necessidade. Estar à frente em termos de conhecimento teórico e prático é fundamental para garantir uma colocação de destaque no mercado”, afirma Lígia Carvalho, Terapeuta Ocupacional e sócia-proprietária da Ludens. “Pensando nisso, temos o importante papel de formar essas pessoas e acreditamos que o conhecimento da teoria da Integração Sensorial seja de extrema importância para todos os profissionais da área da saúde, levando em conta que a integração dos sentidos é um campo da biologia e essencial para o desenvolvimento global do ser humano, independentemente do profissional que o trata”, completa.

 

“No último programa, tivemos profissionais de todos os estados brasileiros presentes, o que nos mostra que estamos no caminho certo de disseminar a informação para que possa ser compartilhada” – Lígia Carvalho, TO

 

 

Sobre o Programa

 

A certificação completa é oferecida por meio do intercâmbio com a USC, contemplando conhecimentos avançados na teoria, princípios, avaliação e intervenção de integração sensorial. Realizada em três módulos e mais dois tópicos especiais, a partir do segundo módulo apenas os terapeutas ocupacionais podem seguir com a certificação.

 

Para obter o certificado, os participantes devem completar 100 horas divididas da seguinte forma:

 

Curso 1 – Carga horária do certificado USC: 30 horas

Curso 2 – Carga horária do certificado USC: 21 horas

Curso 3 – Carga horária do certificado USC: 21 horas

Tópicos Especiais – Carga horária do certificado USC: 14 horas (2 tópicos especiais são necessários para a conclusão da certificação, totalizando 28 horas).

 

Sobre a Integração Sensorial

 

A Integração Sensorial é uma técnica de tratamento que teve origem com a Terapeuta Ocupacional americana Jean Ayres e que foi inicialmente dirigida a crianças que apresentavam distúrbio de aprendizagem. Atualmente, sua utilização se ampliou também aos portadores de disfunções neurológicas.

 

Trata-se de um processo pelo qual o cérebro organiza as informações, de modo a dar uma resposta adaptativa adequada, para organizar as sensações do próprio corpo em relação ao ambiente. As capacidades de processamento sensorial são usadas para a interação social, o desenvolvimento de habilidades motoras e para a atenção e concentração.