17 de maio de 2018

Categorias: Novidades de Tratamento

Má postura tem solução

Posturas inadequadas levam a dores musculares muitas vezes insuportáveis: na coluna pela posição no sofá, no pescoço por conta do uso do celular, nos dedos pela digitação no notebook e inúmeras outras atividades que levam o corpo a pedir socorro.

E para tratar desvios posturais, dores musculares e adquirir consciência corporal, o método de Reeducação Postural Global (RPG) é muito indicado e realizado por fisioterapeutas. Ele alonga todos os segmentos do corpo e pode ser usado de forma preventiva e de auto correção.

Segundo Aline Caporalli, fisioterapeuta da Ludens, a RPG é muito eficaz para ganho de flexibilidade, relaxamento e alívio das dores. “Cada paciente tem uma postura diferente a ser trabalhada, por isso, o importante é uma avaliação inicial para identificarmos a necessidade. Daí aliar a técnica à fisioterapia convencional é um grande passo para o alcance de ótimos resultados”, diz.

Os principais benefícios do RPG

Patologias que requerem fisioterapia e podem ser tratadas com RPG:

– Problemas morfológicos
– Problemas posturais
– Lesões articulares
– Patologias reumáticas
– Sequelas neurológicas espásticas
– Problemas traumáticos
– Doenças respiratórias

Três princípios fundamentais da RPG:

* Individualidade: cada ser humano é único e reage de forma diferente;

* Causalidade: a verdadeira causa do problema pode estar distante do sintoma (causa/consequência)

* Globalidade: deve-se tratar o corpo como um todo, buscando identificar as responsabilidades das retrações musculares nas patologias musculoesqueléticas.

Fonte: Sociedade Brasileira de RPG