16 de janeiro de 2021

|

por: stella

|

Categorias: Sem categoria

Intensivos da Ludens são referência

Vocês conhecem os intensivos da Ludens? Há cerca de 5 anos a clínica iniciou atendimentos a crianças que vem de toda parte do Brasil e também do exterior para receber atendimento, já que se tornou centro de referência clínica e de formação em Integração Sensorial e esse processo teve início graças à difusão da teoria e da prática clínica pela terapeuta ocupacional Lígia Carvalho.

“A singularidade do processo de avaliação realizado na Clínica Ludens, principalmente na área de Integração Sensorial, se dá por meio de dispositivos e instrumentos diversos e estandartizados, capazes de traçar uma avaliação completa para indivíduos acometidos por desordens sensoriais, sendo elas as disfunções primárias e causando impacto nos processos da práxis e autonomia durante o desenvolvimento humano, ou como comorbidades nos casos de TEA”, afirma Lígia.

A partir dessas avaliações, além de observar as crianças de maneira sistemática e muito criteriosa, os terapeutas têm a oportunidade de traçar planos de tratamento focados nas necessidades de acomodação sensorial, autorregulação e também ampliar isso para questões de práxis e objetivos paralelos a serem alcançados durante o processo de tratamento dessas crianças como: desfralde, inclusão escolar, autonomia para atividades de vida diária e prática, além dos processos de alimentação levando em conta os quadros de seletividade alimentar.

Além do acompanhamento longitudinal dessas crianças através dos seus terapeutas locais (da cidade de origem e que na maioria das vezes são parceiros na formação e encaminhadores), a Ludens também faz supervisão dos programas de tratamento e avaliações programadas. “Entretanto, alguns pais nos propuseram atender as crianças presencialmente e pontualmente, com uma sazonalidade e com objetivos traçados a partir da evolução e fase da criança. E nós topamos o desafio”, acrescentou a terapeuta ocupacional. Desta forma, hoje a Ludens tem uma carteira de clientes que vem de longe, imbuídos de muito desejo e energia, para participarem de programas que variam entre: avaliação, avaliação + intensivo de uma semana, avaliação + intensivo de quinze dias ou avaliação + intensivo de um mês.

“Essa iniciativa foi sendo pesquisada e construída com estudos de eficácia clínica e científica e em todos os casos, percebemos muitos avanços e objetivos mais que alcançados”, disse Lígia. “Além da Ludens, tivemos a oportunidade de vivenciar essa modalidade de tratamento na Therapy West, em Los Angeles, em nossos treinamentos de prática avançada e supervisionada e temos o orgulho de dividir hoje o sucesso do programa com resultados concretos e lindos”, comemorou.

Para saber mais sobre todos os tipos de programas intensivos da Clínica Ludens, acesse nosso site: Serviços Especiais – Clínica Ludens (clinicaludens.com.br)