Especialidades

Temos uma equipe que atua de forma multidisciplinar. Conheça nossas especialidades.

Fisioterapia

Fisioterapia é uma ciência da saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, traumas e por doenças adquiridas. Fundamenta suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos da biologia, das ciências morfológicas, das ciências fisiológicas, das patologias, da bioquímica, da biofísica, da biomecânica, da cinesia funcional e da patologia de órgãos e sistemas do corpo humano e as disciplinas comportamentais e sociais (COFFITO).

Fonoaudiologia

“É uma ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças, em relação aos aspectos envolvidos na função auditiva periférica e central, na função cognitiva, na linguagem oral e escrita, na fala, na fluência, na voz, nas funções orofaciais e na deglutição” (texto aprovado pelo Plenário do CRFa em março de 2004).

Segundo o Conselho Regional de Fonoaudiologia, “o profissional da área é responsável pelos cuidados da audição, da linguagem oral, da articulação da fala, da voz, da fluência, da leitura e escrita e dos sistemas orofacial e de deglutição, tanto em termos de promoção e prevenção da saúde, quanto com ações de avaliação, diagnóstico, terapia das alterações de tais funções e orientação à família, cuidadores e outros profissionais”.

Terapia Ocupacional

É a arte e a ciência de ajudar pessoas a realizarem as atividades diárias que são importantes para elas, apesar de debilidades, incapacidades ou deficiências. “Ocupação”, em Terapia Ocupacional, não se refere simplesmente a profissões ou treinamentos profissionais, e sim, a todas as atividades que ocupam o tempo das pessoas e dão sentido às suas vidas.
Na terminologia da Terapia Ocupacional, essas atividades são denominadas áreas de performance ocupacional, que podem ser divididas em atividades diárias, atividades laborais e produtivas e atividades de lazer e diversão. (referência: AOTA, 1994)

Psicologia

Envolve o estudo científico do comportamento com o objetivo da compreensão de grupos, instituições e indivíduos, estudando também os processos fisiológicos e biológicos que acompanham os comportamentos e funções cognitivas. A depender da abordagem, explora conceitos como percepção, cognição, atenção, emoção, inteligência, fenomenologia, motivação, funcionamento do cérebro humano, personalidade, comportamento, relacionamentos interpessoais, além de variáveis sociais, culturais e históricas que se relacionam com os fenômenos humanos.

Nutrição

Define-se como a ciência que estuda todos os processos por meios dos quais o organismo recebe, utiliza e elimina os nutrientes ingeridos. Porém, diante os aspectos biopsicossociais, a Nutrição torna-se mais complexa. A alimentação tem papel fundamental em todas as etapas da vida, especialmente nos primeiros anos, que são decisivos para o crescimento e desenvolvimento, para a formação de hábitos e para a manutenção da saúde. As necessidades nutricionais irão variar conforme o quadro clínico e a fase da vida, sendo a individualidade, portanto, considerada e avaliada pelo nutricionista, que auxiliará na manutenção ou melhoramento do estado nutricional e clínico.

Psicopedagogia

Trata das dificuldades de aprendizagem que podem ser de origem interna ou externa, investiga e promove mudanças nos processos cognitivos, emocionais e pedagógicos que podem estar interferindo nesse processo. Utiliza de intervenção direta e apoio permanente ao aluno-paciente, orientação à família e planejamento de adaptação curricular, metodológica ou didática e outras ações de acordo com a necessidade junto à equipe escolar como, por exemplo, no processo de aprendizagem e inclusão de alunos da educação especial na escola regular. Além disso, atua em trabalho integrado com Fonoaudiólogo, Terapeuta Ocupacional e Psicólogo, de acordo com a necessidade do paciente.

Práticas Corporais

As habilidades motoras básicas (andar, correr, pular, equilibrar-se, pendurar-se, arremessar, agarrar) e complexas (interação e comunicação) fazem parte do dia-a-dia e podem se mostrar de diferentes formas em cada criança. A Educação Física é uma área de conhecimento que envolve as Práticas Corporais como uma forma de desenvolver e aprimorar as habilidades motoras básicas e complexas, e é caracterizada por ser uma proposta educativa a partir da vivência corporal, de caráter lúdico. Na Ludens, as Práticas Corporais são utilizadas com o objetivo de promover a interação social, explorar e manipular objetos, organizar os pensamentos (a partir da necessidade de organização do movimento, por exemplo) e auxiliar na compreensão do uso de regras. Elas também resultam no aprimoramento da capacidade física, da autonomia e da confiança em um contexto de prazer, socialização e, sobretudo, diversão.

Música

“Sem a música, a vida seria um erro”, já dizia Nietzsche. Musicalizar é despertar o gosto pela música, é um ato de sensibilização onde desenvolvemos e aperfeiçoamos a percepção auditiva, coordenação motora, ritmo, canto, memorização, concentração, socialização e expressão dos pacientes. Aqui a música é utilizada como uma forma total de comunicação, que beneficia qualquer pessoa e é para todas as idades.

Serviços Especiais

Nas nossas unidades, realizamos atendimentos intensivos a crianças que vem de toda parte do Brasil e também do exterior, uma vez que somos centro de referência clínica e de formação.

Atendimento

Unidade I - Clinica Ludens

19 3243-0224 / 19 99802-0024 (WhatsApp)
Segunda a Sexta - das 07:00 as 20:00 horas

Ludens Cursos

Cursos para profissionais

Acesse o site e confira nossos cursos disponíveis

Ludens e a IS no Brasil

Ludens e a IS no Brasil

A partir da década de 90, a Clínica Ludens deu início a um processo de divulgação e educação ao conhecimento teórico e prático sobre a IS no estado de SP e depois em vários estados do Brasil.

Trajetória Ludens

Conheça nossa história

Nossa trajetória sempre foi com os pés no chão, clique e conheça.

Somos uma clínica completa

Entre em contato agora e marque sua consulta