140x140

Terapia Ocupacional - Métodos de Avaliação

Os métodos de avaliação visam diagnosticar precocemente e precisamente, os desvios e déficits, identificando possíveis transtornos ou deficiências.

Os achados referentes aos testes possibilitam a aplicação do tratamento de forma mais específica, ajudando na obtenção de resultados mais expressivos no tratamento.

  1. Perfil Sensorial de Winnie Dunn – questionário dirigido para pais e cuidadores, que busca identificar problemas de Modulação, Processamento Sensorial e respostas Emocionais e Sociais.
    Curso com a Autora - Winnie Dunn aqui na Ludens - Pela primeira vez no Brasil - Acesse aqui!
  2. COPM - Medida Canadense de Desempenho Ocupacional (Baptiste, Carswell, McColl, Polatajiko, Pollock - 1994)- é uma medida individual da auto percepção do cliente sobre os problemas encontrados no seu próprio desempenho ocupacional.
  3. SPM - Sensory Processing Measure (Diana Parham - 2007) - SPM - Medida de Processamento Sensorial - É um sistema integrado de escalas de medição, que possibilita a avaliação de problemas de processamento sensorial, práxis e participação social da criança em idade escolar. Seus objetivos são reunir informações fornecidas pelos pais e escola, identificar comportamentos no cotidiano da criança na casa, escola e comunidade, examinar fatores contextuais, e comparar funcionamento na casa e na escola.
  4. BOT2- Bruininks Osentsky: Teste de Proficiência Motora, no qual avalia-se a coordenação motora fina e de integração, destreza manual, coordenação de membros superiores, coordenação motora bilateral, equilíbrio, força, velocidade de execução e agilidade.
  5. Observações Estruturadas do desempenho Motor em relação aos Sistemas Sensoriais(Blanche Imperatore, Reinoso, Kiefer-Blanche) - Avalia/Detecta desordens do processo sensorial através de 15 testes estruturados, que avaliam os sistemas vestibular, proprioceptivo, visual e tátil.
  6. Teste Berry-Buktenica VMI – é um teste padronizado que avalia a percepção viso motora e a coordenação motora. É composto por 3 provas, a visomotora, prova de percepção visual e prova de coordenação motora.
  7. Escala Bayley- Escala de desenvolvimento para bebês e crianças de 0 a 3 anos - avalia o desenvolvimento cognitivo, motor grosso e fino, fala e linguagem e comportamento sócio emocional.
  8. SIPT - “Sensory Integration na Praxis Tests” (Ayres - 1989) - Teste de Integração Sensorial e Práxis-  O SIPT Identifica distúrbios de integração sensorial em crianças com problemas de aprendizagem e distúrbio leve a moderado do desenvolvimento. A bateria é formada por 17 subtestes com resultados e interpretação computadorizados.