140x140

Psicologia - Orientação Profissional e Vocacional

A Orientação Profissional/Vocacional é a facilitação dada para ajudar no autoconhecimento e o conhecimento das atividades profissionais, para a escolha profissional.

De modo geral, existem dois métodos de intervenção em Orientação Profissional.

O primeiro, estatístico-psicométrico. Tal como previsto por esta concepção, os testes psicométricos são considerados fundamentais para que o orientador avalie os interesses e as características pessoais do indivíduo.

Já o segundo método, tem como foco a escuta e o diálogo, sendo que o orientador ajuda o individuo a escutar-se e desta forma, tende a promover a reflexão de questões referentes a dúvidas e dificuldades, apresentar suas expectativas, revelar suas fantasias, além de aumentar seus conhecimentos sobre os cursos e oportunidades ocupacionais.

O período da adolescência é marcado por intensas e significativas transformações, bem como mudanças físicas, psicoafetivas e nos valores pessoais e sociais, por isso, alguns têm maior dificuldade em encontrar sua vocação que outros.
Escolher uma profissão, muitas vezes causa angústia ao ser humano, pois é uma decisão importante em sua vida e que pode por vezes transcender a própria pessoa, refletindo perante a família e a sociedade. Existe uma grande expectativa para que a escolha profissional aconteça, o que torna esse um período particular na vida, que geralmente acontece por volta dos 17 aos 20 anos de idade.