Dynamic Tape™, a fita que vai além da biomecânica

Bandagem Terapêutica - Dynamic Tape

Bandagem Terapêutica – Dynamic Tape – Foto: Thales Carvalho

 

A Dynamic Tape ™ é uma bandagem única, feita de Lycra, criada para ajudar a gerenciar na carga e modificação dos padrões de movimentos. Projetada pelo fisioterapeuta australiano Ryan Kendrick, ela é amplamente usada por atletas, porém é igualmente útil no amparo de outras condições musculoesqueléticas e neurológicas. Seus mecanismos fisiológicos incluem efeitos diretos sobre os sistemas de controle da dor, circulatórios, proprioceptivos e motores.

Abaixo, segue uma entrevista com Alfredo Ferreira, instrutor e representante da Dynamic Tape™ no Brasil, que vai oferecer o curso da bandagem juntamente com a Clínica Ludens em Julho/2015:

Clínica Ludens: Quais as diferenças entre a Kinesio Tape / Therapy Tape e a Dynamic Tape?

Alfredo: A Kinesio é uma bandagem neurofuncional, usada na primeira etapa neurofuncional. A Dymanic tem os princípios baseados na biomecânica, e de segunda instância neurofuncional. Além disso, a Kinesio é feita de algodão, enquanto que a Dynamic, de Lycra®.  A elasticidade das duas também é diferente, a Kinesio é longitudinal, e a Dynamic tem elasticidade em todas as direções, apesar de serem visualmente iguais. O tipo de aplicação também é diferente, o que possibilita o uso das duas em conjunto, por exemplo a Kinesio para ajudar no trabalho muscular, e por cima, a Dynamic, para facilitar o movimento.

CL: Qual a diferença de resultados?

Ela melhora a biomecânica além de funcionar como um sistema de tirar a tensão. Pode-se dizer vulgarmente que funciona como segundo músculo. Na aplicação direta em regiões musculares, tira a sobrecarga da musculatura. Em aplicações indiretas, na forma de rotações, e em como melhorar o padrão do movimento. Por exemplo, um paciente que tem dificuldade em fazer uma supinação, com a Dymamic, isso se torna possível. A bandagem ajuda também no alivio de dores, e edemas.

CL: Qual tipo de problemas/lesão a fita trata? Quais profissionais são aptos a aplicar / fazer o curso?

Alfredo: Ela funciona para todos os tipos de lesões. E podem participar do curso fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, educadores físicos, pessoas da área médica em geral. Profissionais que tenham conhecimento em anatomia, fisiologia e biomecânica.

CL: Existe algum tipo de contraindicação?

Alfredo: Algumas pessoas apresentam alergia à fita, apesar dessa incidência ser baixa, em torno de 5% dos pacientes. Não se deve fazer aplicações na pele que apresenta feridas. É necessário também ter precauções em fraturas, pele fina (como de crianças e idosos), pós-operatórios e rupturas. A bandagem também não é indicada para o uso para o relaxamento

CL: Pacientes com PC ou problemas neurológicos podem usá-la também? Ou apenas pacientes com problemas ortopédicos?

Alfredo: Eu e minha esposa, que também é fisioterapeuta e instrutora, aplicamos em pessoas com problemas neurológicos, tivemos bons resultados com um paciente tetraplégico. Por isso também ensinamos terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos. A maioria dos instrutores usam mais para ortopedia. Porém, independentemente do tratamento, sempre é necessário visar a anatomia, fisiologia e a biomecânica do movimento. Por exemplo, uma criança com dificuldade em supinação, a Kinesio até a ajuda, porém com um pouco de dificuldade em trabalhar esse movimento. Ela dá resultado, mas não tão satisfatório quanto a Dynamic, que começou a facilitar movimentos dos membros superiores. Em casos de AVE, sua aplicação melhora os membros inferiores, e apresentou melhora significativa na extensão e padrão da marcha. Em relação a fonoaudiologia, a Dynamic melhora na mastigação, levantamento da laringe (existe aplicação para esse objetivo), melhora da abertura e fechamento da boca. Fatores que se podem fazer isoladamente. Também estão dispostas fitas no modelo Posture Pals®, usada problemas na postura, dores no pescoço e nas costas.

A Dynamic é um material recente disposto no mercado. Foi criada em 2009, entrou no mercado em 2010, e chegou no Brasil no final de 2013.  Em 2015 começaram estudos científicos, em cima de doenças neuro musculares. Então, provavelmente, teremos mais descobertas sobre o uso da fita no futuro. No geral, ela melhora o movimento fazendo com que ele não tenha muito gasto energético e com que o paciente não perca o que ele tem preservado.

CL: Em relação ao curso, como são dispostos o tempo e o material?

Alfredo: O Brasil é o único lugar em que o curso é dado em 16hrs, lá fora são 4hrs, o máximo 8, e cursos acadêmicos duram de 3 a 4 anos. A Dynamic não tem bandagem genérica, existe apenas uma única representante no Brasil, a Lupmed, que oferece também a bandagem pré-cortada Posture Pals®, triangular e quadrada.

 

Informações adicionais: 

A bandagem se estende mais e não tem um ponto final rígido como fitas cinesiologicas (Kinesio por exemplo). Estas propriedades visco-elásticas que permitem que ela funcione como uma corda elástica, agem sobre as alavancas do corpo afim de proporcionar uma força de desaceleração, absorver carga e reduzir o trabalho em tecidos lesionados. Uma vez que essa desaceleração é completa, a energia é armazenada como energia potencial elástica, e depois é injetada novamente de volta no sistema, para ajudar o movimento. Desta forma, ela pode fazer o trabalho de músculos fracos, lesionados ou sobrecarregados ou pode ser usado para mudar os padrões do movimento, puxando o corpo em uma direção ou resistir em outro. Isto pode ser útil para melhorar a técnica no esporte, ajudar a marcha de uma criança com paralisia cerebral ou assistir ao alcance de alguém que sofreu um acidente vascular cerebral. Isso é muito diferente da abordagem neurofisiológica primária descrita por fitas de cinesiologia, onde eles pretendem levantar a pele para criar espaço, a fim de tirar a pressão de estruturas sensíveis a dor, aumentar a circulação ou para efetuar a atividade muscular através da pele, entrar no sistema nervoso.

(Informações tiradas do site: http://www.dynamictape.com/)

Alfredo Ferreira:

Alfredo-Neto-Fisioterapeuta-Instrutor-Dynamic-Tape-redu

Formado em Fisioterapia pela Universidade Cidade São Paulo-UNICID em 1999, Pós Graduado em Ortopedia Traumatologia Esportiva e Acupuntura. Formação método Pediasuit. Experiência em Ortopedia, Esportiva, Neurologia, Hidroterapia e Reeducação Postural Global, além do Método de Pediasuit®. Atuação com fisioterapia em clubes profissionais de futsal, atletas olímpicos, amadores e hospitais. Ampla experiência em Kinesiotape Neuro Muscular, Games Therapies e Disfunção de ATM. Especializações internacionais em Piscina Terapêutica. Representante e Instrutor oficial da Dynamic Tape™ no Brasil.

Sobre o Curso:

Dias: 11 e 12 de JULHO – 2015 (sábado e domingo)

Horário: das 08:30h às 17:30h

Mais informações acessar: Curso Ludens Dynamic Tape™

Lupmed

Dynamic Tape™ Oficial

 

Créditos:

Texto: Patrícia Maciel

Fotos: Thales Cavalho