Desafios da alimentação na infância
Uma dúvida recorrente que costuma tirar o sono de pais de crianças pequenas é: ‘o que fazer se meu filho não se interessar por alimentos saudáveis?’. Seja frutas, verduras ou legumes, o fato é que o famoso “verdinho” nem sempre é bem visto pelas crianças, e o que é mais saudável acaba passando longe da preferência delas.
Diante dessa situação, uma coisa é certa: a importância do papel dos pais no estímulo à alimentação mais equilibrada.

Você sabia?
Dados estatísticos indicam que aproximadamente 80% das crianças com deficiências de desenvolvimento apresenta algum distúrbio alimentar e 45% das crianças com desenvolvimento normal também sofre de problemas alimentares.
Pensando na orientação tanto às famílias quanto aos profissionais de saúde, a Ludens promoveu duas turmas da oficina “Grupo de Alimentação Infantil” no dia 21 de setembro, nos períodos da manhã e tarde, com a nutricionista Bruna Lessa. A especialidade passou a integrar o corpo clínico em função da necessidade por esse tipo de profissional dentro da Ludens.

“Minha proposta é compreender as necessidades, dificuldades e potencialidades de cada criança e sua família, com o intuito de buscarmos juntos os possíveis caminhos para motivar a aceitação de uma alimentação variada e consolidar bons hábitos, sem gerar conflitos e momentos traumáticos” – Bruna Lessa
Ela iniciou explicando a nutrição nas diferentes fases da vida da criança, dos dois primeiros anos passando pela pré-escola, depois pela fase escolar e, por último, pela adolescência. “Os primeiros anos de vida são decisivos para o crescimento e desenvolvimento da criança, para a formação de hábitos e para sua saúde durante toda a vida. Por isso, uma alimentação variada, equilibrada e prazerosa deve ser estimulada desde a introdução alimentar (aos 6 meses, após o período de aleitamento materno exclusivo), atendendo as necessidades de cada pessoa de acordo com a fase da vida em que se encontra, suas preferências e especificidades”, diz a nutricionista, que também defende uma avaliação global do paciente a fim de obter os indicadores clínicos, bioquímicos, antropométricos e o padrão alimentar, tudo de forma individualizada e com o objetivo comum de proporcionar à família e à criança ou ao adolescente refeições mais saudáveis e prazerosas.
Entre os temas trabalhados, a importância da dieta equilibrada e variada na evolução dos pacientes da Ludens e dicas para uma alimentação mais saudável, com receitas práticas para o dia-a-dia ao final desta matéria.
Mas, afinal, quais as principais dificuldades diante da alimentação da criança?
- Dependência de mamadeira
- Seletividade alimentar (recusa total ou parcial de alimentos por volume ou textura ou tipo)
- Refeições prolongadas
- Anorexia (falta de apetite)
- Pica (ingestão de substratos impróprios para a alimentação)
- Ruminação (regurgitações repetitivas de alimentos parcialmente digeridos, que são novamente mastigados e deglutidos ou expelidos)
- Compulsão alimentar
- Adipsia (falta de sede)
O que fazer para a criança se alimentar melhor?
– garanta-lhe bem-estar físico
– compreenda o que é necessário para mudar um comportamento
– evite batalhas e punições
– mantenha a oferta de alimentos, mesmo que forem rejeitados no início
– crie experiências diretas com os alimentos
– envolva seu filho com as refeições e de maneira lúdica
– respeite e valorize o conforto da criança ao comer
– dê especial atenção à textura dos alimentos e identifique as preferências sensoriais
– redefina “experimente”
– abandone os rótulos e julgamentos e foque no progresso do seu filho
– procure ajuda profissional
Receitas práticas e saudáveis
Waffle de pão de queijo
Ingredientes:
- 1 xicara de leite
- ½ xícara de manteiga
- 1 1/3 xícara de polvilho doce
- 1 colher (chá) de sal
- 2 ovos
- ½ xícara de queijo minas ralado (ou outro queijo de sua preferência)
- 2 colheres (sopa) de maisena ou fécula de batata
- 1 colher (sopa) de chia
Modo de preparo:
Ferva o leite e a manteiga. Enquanto isso, coloque em uma tigela o polvilho doce e o sal. Depois de fervidos, despeje os líquidos na tigela e misture bem. Aguarde esfriar um pouco e misture os ovos, um a um. Por fim, junte o queijo ralado, a maisena e a chia. Misture bem. Coloque a mistura em uma máquina de waffle ou sanduicheira. Deixe dourar.
Danoninho caseiro
Ingredientes:
2 Inhames médios e 2 caquis madurinhos ou outra fruta, como morangos, manga ou goiaba.
Modo de preparo:
Higienize, descasque e corte os ingredientes. Cozinhe os inhames e bata os caquis no liquidificador ou processador. Após cozimento, amasse os inhames e os coloque no liquidificador junto com os caquis. Coloque em potinhos e em seguida na geladeira por 3 horas antes de servir.
Guacamole
Ingredientes:
- 1 abacate ou 2 avocados
- 1 limão Taiti
- 1 tomate picado
- 2 colheres (sopa) de azeite
- Sal e coentro a gosto
Modo de preparo:
Amasse o abacate em um recipiente e adicione o suco de limão, tomate, azeite e sal. Para finalizar, acrescente o coentro e misture bem. Sirva com pão, biscoitos salgados ou saladas.