140x140

A utilização das Observações Clínicas em Integração Sensorial - Raciocínio Clinico
Integração Sensorial e sua utilização nos distúrbios de aprendizagem e neurológicos da Infância - 16 a 20 de Abril de 2015

Curso MORE - Integrando a Boca com a Função Sensorial e Postural

Embora as abordagens de tratamento motor-oral para crianças neurológicas tenham se concentrado na disfunção alimentar grave, o trabalho clínico recente com crianças com disfunções do desenvolvimento e de processamento sensorial revelou uma forte associação entre disfunções oral-motora e respiratória com diversos problemas de integração sensorial e problemas sensório-motores.

Será apresentada uma estrutura para compreender como e por que muitos aspectos do desenvolvimento são significativamente influenciados pelas funções orais. Esta discussão incluirá a relação da Sincronia Sugar / Deglutir / Respirar com o comportamento, aprendizagem, desenvolvimento postural, alimentação, comunicação, excitação, auto regulação, desenvolvimento psicossocial e até mesmo problemas comuns de saúde em crianças.

A relevância desta informação para os princípios de tratamento com crianças que apresentam disfunções de desenvolvimento e/ou processamento sensorial, será compartilhada através de slides, exemplos de casos e atividades de laboratório com os participantes.

Serão fornecidas estratégias documentadas para identificar a função atípica e demonstrar a mudança através do tratamento. Esta informação é particularmente útil para terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e fonoaudiólogos que trabalham com crianças, mas pode ser aplicada em qualquer faixa etária.

Professora Eileen Richter Curso-MORE - Terapeuta Ocupacional

Eileen Richter, MPH, OTR/L, FAOTA
Terapeuta Ocupacional

A Sra. Richter tem mais de 30 anos de experiência trabalhando com uma variedade de grupos de crianças especiais nas escolas públicas, hospitais e consultórios privados. Ela tem seu mestrado em Saúde Pública em Saúde Materna e Infantil (Master of Public Health degree in Maternal & Child Health) , é NDT certificada e publicou vários livros e artigos, incluindo: The Sensorimotor Performance Analysis, (Pileated Press, LLC, 1989), MORE: Integrating the Mouth with Sensory and Postural Functions e Out of the Mouths of Babes: The Developmental Significance of the Mouth (Pileated Press, LLC.). A Sra. Richter tem ensinado extensivamente em todo os EUA, Ásia e Europa sobre tópicos relacionados à disfunção sensorial motora em crianças. Faz parte da American Occupational Therapy Association (AOTA) e dirigiu o Avanti-Camp, um campo intensivo da integração sensorial usando um modelo avançado de tratamento. A Sra. Richter continua a apoiar o desenvolvimento neste campo e outros modelos de tratamento, e também projeta e desenvolve equipamentos terapêuticos.

Professora Maria Leticia Lamas - Terapeuta Ocupacional - Integração Sensorial

Patricia Oetter, MA, OTR/L, FAOTA
Terapeuta Ocupacional

A Sra. Oetter graduou-se em terapia ocupacional pela Universidade do Kansas e seu mestrado em educação especial pelo Kansas State Teachers College. Ela tem vasta experiência clínica com indivíduos com diferentes necessidades especiais, desde recém-nascidos à adultos. Sua ênfase principal tem sido bebês e crianças pequenas, crianças pré-escolares e em idade escolar com transtornos de aprendizagem, comunicação e/ou de processamento sensorial. A Sra. Oetter oferece consultoria e educação para professores, pais e terapeutas nos EUA, Ásia e Europa; ela tem trabalhado extensivamente em escolas, programas especiais e práticas privadas. É associada da American Occupational Therapy Association. Ela atualmente atua também como consultora privada. A Sra. Oetter é autora e coautora de diversas publicações relacionadas ao tratamento de transtornos de processamento sensorial, incluindo: MORE: Integrating the Mouth with Sensory and Postural Functions e Out of the Mouths of Babes: The Developmental Significance of the Mouth (Pileated Press, LLC.).

 

  • Visão Geral: The SSB Synchrony - Sincronia sugar / engolir / respirar.
  • Raciocínio Clinico.
  • Estruturas Anatômicas & Mecanismos de Sucção.
  • Fundações Neurológicas (Nervos Cranianos).
  • Implicações para a excitação / Alerta.
  • A SSB Synchrony e Alimentação.
  • Sabor / Texture / Prática Fit.
  • Mecanismos Funcionais: Engolir / Respirar.
  • Prática: Atividades orais / respiratórias.
  • SSB & Atenção.
  • Estratégias de Tratamento na Pratica: Respiração / Motor Oral.
  • Avaliação Funcional (MORE PS).
  • Estudo de Caso / Resolução de Problemas.
  • Vídeos de tratamento.

Objetivos Principais

  1. Delimitar e discutir a relação da sincronia sugar/deglutir/respirar com os aspectos críticos do desenvolvimento.
  2. Identificar e documentar processos SSB (suck/swallow/breathe) e atípicos em crianças com disfunção de desenvolvimento / processamento sensorial.
  3. Implementar estratégias de tratamento destinadas a melhorar padrões de respiração, auto-regulação, controle postural, habilidades motoras visuais, alimentação e habilidades de comunicação.
  4. Demonstrar e aplicar técnicas destinadas a melhorar a função oral/respiratória.

 

  • Aula teórica e expositiva
  • Pratica de Aplicação da Técnica
  • Terapeutas Ocupacionais
  • Fisioterapeutas
  • Fonoaudiologos (as)
  • Apostila

Dias: 09 e 10/06 de 2017 - Sexta e Sábado

Horário: das 08:00h às 17:00h (14 horas)

Carga Horária: 14h de curso

Local de Realização: Espaço Ludens

Avenida Francisco José de Camargo Andrade, 920, Jardim Chapadão Campinas, São Paulo , Brasil - 13070-051

À VISTA - R$ 2.356,00 à vista com desconto de 5% (boleto pré-datado para o dia 10 do mês da inscrição - até maio de 2017)
Condição para inscrições enviadas até o dia 09/11 (data de encerramento)

PARCELADO - R$ 2.480,00 parcelado em até 5 vezes de R$ 460,00         
Datas fixas para 10/02, 10/03, 10/04, 10/05 e 05/06 de 2017 - Sem juros

DESCONTO ESPECIAL 10% PARA EX-ALUNO
R$ 2.232,00 à vista ou parcelado em até 5 vezes iguais de R$ 446,00  
Primeiro boleto pré-datado para o mês da inscrição

 

AS PARCELAS SÃO DECRESCENTES COM O PASSAR DOS MESES. QUANTO MAIS PRÓXIMA A DATA DE REALIZAÇÃO DO CURSO, MENOR O NÚMERO DE PARCELAS. DEIXANDO PARA SE INSCREVER NO ÚLTIMO MÊS, O PAGAMENTO PASSA A SER EXCLUSIVAMENTE A VISTA.

O encerramento das inscrições está previsto para 09/05 ou poderá ser antecipado caso esgotem as vagas.

 

Pré-requisito:

Nenhum

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Inscreva-se aqui - Cursos Clinica Ludens