140x140

Integração Sensorial e sua utilização nos distúrbios de aprendizagem e neurológicos da Infância - 16 a 20 de Abril de 2015
Integração Sensorial e sua utilização nos distúrbios de aprendizagem e neurológicos da Infância - 16 a 20 de Abril de 2015

Integração Sensorial: dos princípios teóricos às especificidades da técnica.

Integração sensorial é um termo abrangente que envolve uma teoria, um processo neurológico, um distúrbio e uma abordagem de tratamento (Bundy,2005; Mulligan,2003). Jean Ayres, terapeuta ocupacional americana foi um marco de referência para a Terapia Ocupacional e a precursora no estudo da Integração sensorial criando uma teoria e uma metodologia de avaliação e tratamento para crianças com disfunções sensoriais. Inicialmente foi dirigida a crianças que apresentavam distúrbios de aprendizagem e atualmente a sua utilização se ampliou também aos portadores de disfunções neurológicas e do comportamento, que tem se beneficiado com sua aplicação em hospitais, instituições, clínicas e escolas. Este curso é destinado à profissionais da área da saúde que buscam entender os princípios teóricos da Integração Sensorial e como os fatores sensório-motores influenciam no comportamento e no desenvolvimento das habilidades tanto para a aprendizagem, como nas relações sociais.

 

 

Professora e Mestre Lígia Maria de Godoy Carvalho Terapeuta Ocupacional - Integração Sensorial

  • Graduada em Terapia Ocupacional pela PUC-Campinas. Mestre e especialista em Educação Física Adaptada pela UNICAMP.
  • Especialista em Terapia da Mão pela USP. Formada no Método Bobath Infantil e no Hemiplegia do Adulto Bá sico e Avançado.
  • Certificação Completa em Integração Sensorial pela WPS, Universidade do Sul da Califórnia
  • Curso Profissional Avançado “Excelência em Integração Sensorial Modelo MAGO - Modelo de Análise e Guia de Observação/Tratamento”, certificado pela Therapy West, Inc. Los Angeles Califórnia.
  • Docente do curso introdutório de Integração Sensorial nos distúrbios neurológicos e de aprendizagem.
  • Docente convidada da Especialização em Neurologia Infantil da UNICAMP e UFSCAR.  
  • Autora do capítulo “A atividade lúdica no processo terapêutico” do livro Lúdico, Educação e Educação Física (Unijuí, 1999) e do capítulo “Terapia Ocupacional na Reabilitação de Pacientes Neurológicos Adultos”, do livro Terapia Ocupacional – Reabilitação Física e Contextos Hospitalares (Roca, 2004).

Objetivos

1. Introduzir as bases teóricas que fundamentam a Integração Sensorial
2. Apresentar as estruturas e materiais que compõem o espaço terapêutico e os ambientes que favorecem a Integração Sensorial
3. Identificar as disfunções sensoriais que interferem nas atividades cotidianas da criança.
4. Estabelecer os princípios da intervenção terapêutica nos distúrbios de aprendizagem e neurológicos da infância.

 

Programa

Parte I: Introdução a Integração Sensorial.
• Marco de referência teórica e da prática em Integração Sensorial
• Os sete órgãos dos sentidos: tato, visão, gustação, olfato, audição, vestibular e propriocepção
• Definição da Integração sensorial
• Princípios da integração sensorial
• Processos sensoriais integrativos
• Características da intervenção de Integração Sensorial
• Apresentação dos recursos materiais para a prática da IS

Parte II: Sistemas Sensoriais.
• Sistema Vestibular
o Neurofisiologia
o Função do sistema vestibular
• Sistema Somatosensorial - Propriocepção e Tátil
o Neurofisiologia
o Funções do sistema somatosensorial

Parte III: Processamento sensorial e as Disfunções Sensoriais.
• Modulação Sensorial
• Discriminação Sensorial
• Práxis

Parte IV: Como identificar os distúrbios sensoriais e a implicação nas atividades cotidianas.

Parte V:
• Indicativos para a intervenção a Integração Sensorial
• Princípios básicos do tratamento na Integração Sensorial para Terapeutas Ocupacionais e a interdisciplinaridade
o Integração Sensorial na Paralisia Cerebral, Síndrome de Down, Autismo e nos Distúrbios de Aprendizagem.

 

  • Aulas teóricas e expositivas
  • Projeção de slides e demonstração através de vídeos.
  • Fisioterapeuta
  • Fonoaudiólogo(a)
  • Médico(a)
  • Psicólogo(a)
  • Terapeuta Ocupacional
  • Apostila

TURMA 3 - MACEIÓ

Dias: 30/10 a 01/11 de 2017 (segunda a quarta)
Horário: das 08:30h às 17:30h
Carga horária: 24 horas

Local de Realização: Hotel Ponta Verde - Maceió

Avenida Álvaro Otacílio, 2933 - Ponta Verde
Maceió - AL
CEP: 57035-180

Boleto (enviado por e-mail)
R$ 1.605,50 à vista com desconto de 5% (boleto pré-datado para o dia 10 do mês da inscrição - até SETEMBRO de 2017)
R$ 1.690,00 parcelado em até 5 vezes  (datas fixas para 10/06, 10/07, 10/08, 10/09 e 10/10 de 2017)
DESCONTO ESPECIAL DE 10% PARA EX-ALUNO:
R$ 1.521,00 à vista ou parcelado em até 5 vezes  (datas fixas para 10/06, 10/07, 10/08, 10/09 e 10/10 de 2017)

AS PARCELAS SÃO DECRESCENTES COM O PASSAR DOS MESES. QUANTO MAIS PRÓXIMA A DATA DE REALIZAÇÃO DO CURSO, MENOR O NÚMERO DE PARCELAS. DEIXANDO PARA SE INSCREVER NO ÚLTIMO MÊS, O PAGAMENTO PASSA A SER EXCLUSIVAMENTE A VISTA.
O encerramento das inscrições está previsto para 29/09 ou poderá ser antecipado caso esgotem as vagas.

 

Valores especiais para Alunos LUDENS para hospedagem no Hotel Ponta Verde:

A reserva para hospedagem deve ser feita diretamente com o hotel informando que irá participar do curso da Ludens.

Hotel Maceió: (82) 2121-0040

Site: http://www.hotelpontaverde.com.br/maceio/

Horário de atendimento da CENTRAL DE RESERVAS:  08h ás 18h de Segunda a Sexta e 08h às 12h aos Sábados

 

Recomenda-se Conhecimento básico sobre:
• Neurofisiologia do sistema nervoso.
• Patologias comuns à infância (Paralisia Cerebral, Síndrome de Down, Autismo, RDNPM e nos Distúrbios de Aprendizagem).
• Leitura básica da teoria da Integração Sensorial.

O encerramento das inscrições está previsto para 29/09 ou poderá ser antecipado caso esgotem as vagas.

 

INCRIÇÕES TERCEIRA TURMA - OUTUBRO 2017 - SERÃO ABERTAS - 25/05/2017 12:00 (HORARIO DE BRASILIA)

Inscreva-se aqui - Cursos Clinica Ludens