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Integração Sensorial e Autismo
Integração Sensorial e sua utilização nos distúrbios de aprendizagem e neurológicos da Infância - 16 a 20 de Abril de 2015

O que é Integração Sensorial?

A Integração Sensorial é uma técnica de tratamento que foi preconizada pela terapeuta ocupacional americana Jean Ayres. Inicialmente foi dirigida a crianças que apresentavam distúrbio de aprendizagem e atualmente a sua utilização se ampliou também aos portadores de disfunções neurológicas, que vem se beneficiando com a sua aplicação em hospitais, instituições, clínicas e escolas.

 

Integração Sensorial e Autismo

O tratamento em Integração Sensorial demonstrou através de pesquisas feitas University of Southern Califórnia resultados extremamente positivos para o crianças com Autismo e Síndrome de Asperger.

O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio neurológico caracterizado por alterações na comunicação social e restrições de padrões de comportamento, interesse e atividades (American Psychiatric Association, 2013). Existem evidências que as disfunções sensoriais estão associadas com as características principais do TEA e com a gravidade do quadro do autismo.

O enfoque deste curso é mostrar como os problemas sensoriais podem influenciar e comprometer o desempenho dessas crianças no ambiente escolar, familiar e social. As disfunções sensoriais alteram todo sistema de auto regulação, e afetam o desenvolvimento das atividades básicas (alimentação, higiene, vestuário, atividades do cotidiano), destrezas motoras (andar, pular, correr, manipular objetos e brinquedos), e a comunicação e interação social (fala e linguagem).

A Integração sensorial é uma técnica de tratamento que foi preconizada pela terapeuta ocupacional norte americana Jean Ayres e visa estudar o processamento, integração e organização de informações sensoriais. É uma abordagem terapêutica que vem sendo praticada e comprovada a sua eficácia no tratamento das disfunções sensoriais em crianças com TEA.

Professora e Mestre Lígia Maria de Godoy Carvalho Terapeuta Ocupacional

  • Graduada em Terapia Ocupacional pela PUC-Campinas. Mestre e especialista em Educação Física Adaptada pela UNICAMP.
  • Especialista em Terapia da Mão pela USP. Formada no Método Bobath Infantil e no Hemiplegia do Adulto Básico e Avançado.
  • Certificação Completa em Integração Sensorial pela WPS, Universidade do Sul da Califórnia
  • Curso Profissional Avançado “Excelência em Integração Sensorial Modelo MAGO - Modelo de Análise e Guia de Observação/Tratamento”, certificado pela Therapy West, Inc. Los Angeles Califórnia.
  • Docente do curso introdutório de Integração Sensorial nos distúrbios neurológicos e de aprendizagem.
  • Docente convidada da Especialização em Neurologia Infantil da UNICAMP e UFSCAR.  
  • Autora do capítulo “A atividade lúdica no processo terapêutico” do livro Lúdico, Educação e Educação Física (Unijuí, 1999) e do capítulo “Terapia Ocupacional na Reabilitação de Pacientes Neurológicos Adultos”, do livro Terapia Ocupacional – Reabilitação Física e Contextos Hospitalares (Roca, 2004).

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  • Graduada pela Universidade Sagrado Coração - Bauru 1985
  • Pós-Graduada em Patologias da Linguagem - Faculdades Estácio de Sá - Rio de Janeiro 1986
  • Método Bobath, Método Castilho Morales (2005)
  • Formação em Integração Sensorial (Certificação pela University South of Califórnia e a Western Psychological Services).
  • Curso Profissional Avançado “Excelência em Integração Sensorial Modelo MAGO - Modelo de Análise e Guia de Observação/Tratamento”, certificado pela Therapy West, Inc. Los Angeles Califórnia.

Objetivos

  • Apresentar os fundamentos teóricos da Integração Sensorial;
  • Identificar as disfunções sensoriais que interferem nas atividades cotidianas da criança autista (casa, escola e comunidade);
  • Estabelecer os princípios terapêuticos na Terapia Ocupacional e na Fonoaudiologia para a intervenção da criança autista com disfunções sensoriais;
  • Apresentar estratégias sensoriais que facilitem a organização do comportamento e a aquisição das habilidades que estão relacionadas ao desenvolvimento global.

 

Programa

Parte I:

  • Transtorno do Espectro Autista (TEA)
  • Sobre o autismo: descrição clínica DSM V; prevalência; características diagnósticas; transtornos globais do desenvolvimento; características associadas; intervenções

Parte II: Introdução à Integração Sensorial

  • Da teoria à prática terapêutica
  • Conceitos fundamentais da Integração sensorial: a informação sensorial, a integração sensorial e a resposta adaptativa; experiências significativas para o desenvolvimento; o brincar.
  • Os sete sentidos sensoriais e as características típicas na criança autista

Parte III:

  • Aspectos do desenvolvimento sensorial da criança autista
  • Disfunções sensoriais no autismo: sua manifestação nos sistemas vestibular, visual, auditivo, olfativo, gustativo, proprioceptivo e tátil e padrões comuns de disfunções na modulação sensorial (hipo, hiper, misto e flutuante) de discriminação sensorial e na práxis.

Parte IV:

  • Descobrindo os problemas sensoriais no indivíduo com autismo
  • Comportamentos típicos em diferentes contextos: como identificar a disfunção sensorial

Parte V:

  • Intervenção na Terapia Ocupacional.

Parte VI: Comunicação

  • Aspectos da Linguagem: imitação; atenção compartilhada e capacidade de brincar com objetos na criança com autismo.
  • Aspectos da fala: função motora.

Parte VII :Desenvolvimento da alimentação

  • Evolução do sistema motor oral.
  • Aspectos que influenciam no processo da alimentação:
    • Habilidades motoras orais: fase da deglutição
    • Rotinas e hábitos: ambiente e a cultura familiar
  • Processamento sensorial e alimentação.

Parte VIII

  • Disfunção sensorial e o impacto na alimentação da criança com autismo.

Parte IX

  • Processo da Avaliação fonoaudiológica (aspectos relevantes na avaliação fonoaudiológica).

Parte X: Intervenção fonoaudiológica no autismo

  • Terapia
    • Alimentação
    • Comunicação

Parte XI

  • Estratégias sensoriais e adequações no ambiente familiar e escolar.

      

  • Aulas teóricas e expositivas
  • Projeção de slides e demonstração através de vídeos.
  • Fisioterapeuta
  • Fonoaudiólogo(a)
  • Psicólogo(a)
  • Terapeuta Ocupacional
  • Médicos e outros profissionais da área as saúde
  • Apostila

Dias: 13 a 16/07 de 2017 (quinta à domingo)
Horário:
das 08:30h às 17:30h / último dia das 08:30h as 12:30h (28 horas)

Carga Horária:
28h de curso

Local de Realização: Espaço Ludens

Avenida Francisco José de Camargo Andrade, 920, Jardim Chapadão Campinas, São Paulo , Brasil - 13070-051

Boleto (enviado por e-mail)
R$ 1.605,50 a vista com desconto de 5% (boleto pré-datado para o dia 10 do mês da inscrição - até junho de 2017)
R$ 1.690,00 parcelado em até 6 vezes (datas fixas para 10/02, 10/03, 10/04, 10/05, 10/06 e 10/07 de 2017)

AS PARCELAS SÃO DECRESCENTES COM O PASSAR DOS MESES. QUANTO MAIS PRÓXIMA A DATA DE REALIZAÇÃO DO CURSO, MENOR O NÚMERO DE PARCELAS. DEIXANDO PARA SE INSCREVER NO ÚLTIMO MÊS, O PAGAMENTO PASSA A SER EXCLUSIVAMENTE A VISTA.
O encerramento das inscrições está previsto para 13/06 ou poderá ser antecipado caso esgotem as vagas.

PRÉ-REQUISITO: Recomenda-se leitura e conhecimento prévio sobre a Integração Sensorial e os Sistemas Sensoriais.

Encerramento das inscrições em 13/06.

INCRIÇÕES SERÃO ABERTAS

Inscreva-se aqui - Cursos Clinica Ludens