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Curso Da Regulação a Autorregulação: Avaliação e tratamento de transtornos regulatórios
Curso Da Regulação a Autorregulação: Avaliação e tratamento de transtornos regulatórios

Curso Da Regulação a Autorregulação: Avaliação e tratamento de transtornos regulatórios.

O processo regulatório, que se inicia no nascimento até alcançar a auto regulação aos 3 anos de vida, depende de um complexo mecanismo de interação entre
o sistema nervoso autônomo, o sistema endócrino, o sistema imunológico e as características dos reguladores externos (pais ou cuidadores) para co‐regular
com a criança e obter uma homeostase corporal que influenciará a integração e o processamento da informação para organizar o comportamento no tempo e
no espaço. Possíveis transtornos no processo de regulação, seja por distúrbios na alostase, na reatividade ou na co‐regulação, afetarão o desenvolvimento da
criança e terão impacto sobre seu desempenho ocupacional e nas inter‐relações.

O objetivo do curso é fornecer aos participantes ferramentas teóricas e práticas para detectar possíveis distúrbios regulatórios, tanto no sono, alimentação,
humor assim como na autorregularão. São utilizadas pesquisas padronizadas e escalas de observação direta como avaliação, como um meio para a tomada de
decisões com base em evidências, e assim guiar a intervenção, destacando os pontos fortes e interesses da criança, mas tendo em conta as prioridades da
família.

Professora Lia Soledad Issa - Terapeuta Ocupacional - Integração Sensorial

  • Graduada em Terapia Ocupacional pela Facultad de Ciências de La Salud Y Servicio Social, UNMDP.
  • Certificada em Integração Sensorial por Western Psychological Services e USC (Número de Provedor CE: PCE2790).
  • Certificada no curso 101 DIR/FLOORTIME pela Interdisciplinary Council on Development and Learning, Inc.
  • Presidente da AMTO (Associação Marplatense de Terapeutas Ocupacionais) 2015-2017
  • Diretora do Curso de Licenciatura em Terapia Ocupacional da UNMDP.
  • Conselheira acadêmica da faculdade de pós-graduação da FCSySS.
  • Atualmente, trabalha no centro especializado C.I.A.R no atendimento de crianças e adolescentes.
  • Desde 2005, ministra e organiza cursos de pós-graduação na cidade de Mar del Plata, sobre Integração Sensorial, Desenvolvimento Neurológico, DIR / FLOORTIME, Autismo, Intervenção Precoce e outros.

Programa

  1. Anátomo fisiologia do sistema nervoso autônomo
  2. Sistema endócrino.
  3. Neurocepção, comportamentos defensivos a comportamentos de implicação social.
  4. Teoria Polivagal. Tom vagal.
  5. Desenvolvimento do ciclo sono‐vigília, fome‐saciedade.
  6. Estágios de sono e alimentação.
  7. Costumes culturais e regras da familiares.
  8. Da regulação à autorregulação.
  9. Definição de auto‐regulação.
  10. Estágios de resposta adaptativa.
  11. Avaliação.
  12. Transtornos regulatórios: hipersensibilidade, hiposensibilidade, desorganização motora.
  13. Problemas de sono e seu impacto no desenvolvimento.
  14. Transtornos alimentares.
  15. Sinais e sintomas em diferentes idades.
  16. Comorbidade.
  17. Ferramentas de pesquisa.
  18. Checklist de sintomas em lactentes e crianças (Degangi, 2017).
  19. Checklist de distúrbios do sono. Pontuação e interpretação.
  20. Checklist de controle de transtornos alimentares. Pontuação e interpretação.
  21. Guia de observação da criança de 0 a 12 meses (Schaaf, Burke, Anzalone, 1995)
  22. Escala de observações emocionais funcionais: revisado (Degangi, 2017).
  23. Raciocínio clínico.
  24. Tratamento
  25. Manter‐se calmo e alerta.
  26. Diminuição da hipervigilância.
  27. Desenvolvimento da segurança e proteção biológica.
  28. Aumento da função vagal.
  29. Intervenção em distúrbios do sono.
  30. Intervenção em distúrbios da alimentação.
  31. Estratégias para regular sensações internas dor, temperatura, bexiga‐intestino.
  32. Uso das sensações interceptavas, propriocep􀆟vas e exteroceptivas.
  33. Níveis de resposta adaptativa
  34. Intervenção na casa e na escola.
  35. Modificação ambiental.
  36. Trabalho com os pais.
  37. Equipamentos e materiais.

  • Aulas teóricas
  • Apresentação de Casos
Profissionais e Estudantes de último ano:
  • Fisioterapeuta
  • Fonoaudiólogo
  • Médico
  • Psicopedagogo
  • Psicólogo
  • Terapeuta Ocupacional
  • Profissionais da saúde
  • Apostila dos Slides
  • Referência Bibliográfica (livros e artigos relacionados ao tema) por Dropbox (em Espanhol)

Dias: 17 a 19 de setembro de 2019 - (Terça a Quinta)

Horário:
Das 09:00h as 18:00h

Carga Horária: 24h de curso

Local de Realização: Espaço Ludens

Avenida Francisco José de Camargo Andrade, 920, Jardim Chapadão Campinas, São Paulo , Brasil - 13070-051

Boleto (enviado por e-mail)
R$ 2.280,00 à vista com desconto de 5% (boleto pré-datado para o dia 10 do mês da inscrição)

Valor Exclusivo para Ex-Aluno Ludens:
R$ 2.160,00 à vista

Parcelado - Cartão (via Pag Seguro - link enviado por e-mail)
R$ 2.400,00 parcelado em 6 vezes  (sem juros)
R$ 2.400,00 parcelado de 7 a até 12 vezes  (juros de 2,99% ao mês)

 

AS PARCELAS SÃO DECRESCENTES COM O PASSAR DOS MESES. QUANTO MAIS PRÓXIMA A DATA DE REALIZAÇÃO DO CURSO, MENOR O NÚMERO DE PARCELAS. DEIXANDO PARA SE INSCREVER NO ÚLTIMO MÊS, O PAGAMENTO PASSA A SER EXCLUSIVAMENTE A VISTA.
O encerramento das inscrições está previsto para 17/08 ou poderá ser antecipado caso esgotem as vagas.