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Curso O papel do Terapeuta Ocupacional Pediátrico na UTI-Neonatal - 24 e 25 de Novembro 2015
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O objetivo deste curso é ensinar aos terapeutas ocupacionais e outros profissionais da saúde de diferentes áreas que trabalham com crianças prematuras com desafios fisiológicos e sensoriais, sobre o ambiente da unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN), e como sua formação e experiência podem ser aplicados na assistência neonatal. O curso incluirá uma visão geral do importante papel que estes profissionais desempenham no desenvolvimento de bebês prematuros.
A participação do Terapeuta Ocupacional na UTI Neonatal ajuda a proteger esses bebês dos aspectos sensoriais inadequados do ambiente, e também ajuda a família a prover o desenvolvimento e o crescimento ideal para o bebê. Portanto, o envolvimento do Terapeuta Ocupacional, além dos demais profissionais, é crucial no fornecimento da integração sensorial de maneira adequada: eles ajudam a fomentar os sistemas sensoriais do bebê prematuro e sua capacidade de organizar e regular estímulos ambientais.
Este curso também incluirá conhecimentos e habilidades avançadas necessárias para a prática na UTI Neonatal. Os profissionais de saúde envolvidos devem saber reconhecer as necessidades médicas e as vulnerabilidades das crianças com doenças agudas ou dos prematuros.
Assim estes profissionais precisam conhecer como intervir, usando as abordagens de tratamento em Integração Sensorial e Neurodesenvolvimentista, considerando o estado de saúde da criança, a homeostase fisiológica e as necessidades especiais de sua família.

ANEETA SAGAR M.A. OTR/L OTC - Terapeuta Ocupacional - Integração Sensorial - UTI Neonatal -

Mestre em Terapia Ocupacional pela University of Southern Califórnia (USC), USA desde 1990, graduada em Terapia Ocupacional pela University of Toronto, Canadá em 1984 e graduada em Biologia e Antropologia pela University of Western Ontario, Canadá em1980. É membro ativo da American Occupational Therapy Association (AOTA) desde 1988, Canadian Association of Occupational Therapy (CAOT) desde 1984, World Federation of Occupational Therapy (WFOT) desde 1984. Certificada pela Southern California Sensory Integration Tests (SCSIT) - 1987, Sensory Integration and Praxis Tests (SIPT) - 1990, Certificação em Disfunção Motora Oral e Alimentação - 1994, certificada no Programa de Escuta Terapêutica - 2007, certificada anualmente de 2007-2012 nos Fóruns R2K em Pesquisa em Integração Sensorial. Atudou na prática clínica como terapeuta ocupacional pediátrica na clínica pediátrica Therapy West, Los Angeles (1988 - 2005). Fez parte do corpo clinico do UCLA Medical Center, Los Angeles, de 1990 até 2000, especificamente na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP) para tratar de bebês com distúrbios sensório-motores, de alimentação e atrasos de desenvolvimento. Consultou no ambulatório de neurologia pediátrica e pacientes com hemisferectomia no pré e pós. Atualmente, além das atividades acadêmicas, ministra cursos e palestras internacionalmente com ênfase na Integração Sensorial, Autismo e Reabilitação Neonatal. Também participa de congressos internacionais como especialista em centros de excelência, entre os mais recentes:

  • “Teoria de Integração Sensorial, Avaliação e Tratamento” aos Terapeudas do Ronald Regan UCLA Rehabilitation, Los Angeles, CA, U.S.A., 7 de Junho 2015
  • Convidada pela Global Initiative Conference at the University of Southern California (USC), para apresentação sobre prática clínica à estudantes e terapeutas internacionais. Los Angeles, CA, U.S.A., 20 Abril, 2015
  • Presidente da comissão de especialistas no 3rd European Sensory Integration Congress in Turku, Finland em Junho, 2014
  • Mentora e formação profissional a pós-graduandos na terapia ocupacional Nível de Mestrado e Doutorado em Clínica Kinder Inc. em parceria com a University of Southern Califórnia - USC desde 2003 até hoje.

É atualmente proprietária e diretora da Kinder Clinic Inc.- Center for Pediatric Development, referência em Los Angeles. Trabalhando desde 2003 com diagnósticos e tratamentos individuais e em grupo em ambiente clínico; avaliação e consultas na escola e a casa; reuniões de pais e da equipe para as crianças com deficiência sensório-motoras; atrasos de desenvolvimento; deficiências neurológicas; transtornos do espectro autista; disfunção motora oral, distúrbios alimentares e dificuldades de aprendizagem. Kinder Clinic Inc. colabora com University of Southern Califórnia - USC e atua como um centro de treinamento de educação para estudantes de graduação terapia ocupacional pediátrica em Los Angeles, CA, EUA.

  1. A prática do Terapeuta Ocupacional junto aos demais profissionais na UTI Neonatal
    1. Cuidado com o desenvolvimento neste ambiente especifico
    2. Necessidade de integração sensorial e regulação para estas crianças
    3. Necessidade de reduzir a hiperestimulação sensorial no ambiente da UTI Neonatal
  1. Conhecimento, habilidades e experiência necessária:
    1. Conhecimento de ciências biológicas, processos da doença, saúde mental, o desenvolvimento criança típica e atípica, e de sua família.
    2. Experiência necessária
      1. Terapia ocupacional pediátrica com bebês/crianças jovens
      2. Acompanhamento longitudinal de bebês tratados em UTI Neonatal
      3. A colaboração com as famílias e equipe de saúde da criança
  1. Abordagens de tratamento
    1. Abordagem tradicional de reabilitação
      1. Ênfase em problemas funcionais resultantes da patologia conhecida ou suspeita
      2. Ajuda para tratar e corrigir problemas específicos (por exemplo, prevenir deformidades)
    2. TO como "especialistas em desenvolvimento"
      1. Perspectiva de que o prematuro e/ou criança criticamente doente na UTI Neonatal, possui riscos inerentes ao desenvolvimento e suas vulnerabilidades.
  1. Noções básicas de intervenção
    1. Otimização do posicionamento na UTI Neonatal para maximizar o desenvolvimento
    2. Como promover a flexão, a orientação da linha média e o posicionamento simétrico
    3. Introdução de um estímulo por vez, observação dos sinais de estresse
    4. Modificação do ambiente da UTI Neonatal, em relação a diminuição da "sobrecarga sensorial"
    5. Intervenção na alimentação com os bebês
    6. Orientação aos pais: manuseio correto, movimentos, técnicas de alimentação e o correto posicionamento do bebê
    7. Apoio aos pais
      1. Compreendendo a tolerância do bebê a vários estímulos, aprender sobre as necessidades do bebê de maneira adequada, promover a ligação entre pais e bebê
    8. Colaboração em equipe e treinamento com os profissionais de enfermagem, com o pediatra e outros especialistas da UTI Neonatal
  • Aulas teóricas e expositivas
  • Projeção de slides e demonstração através de vídeos.
  • Prática com demonstração clínica
  • Fonoaudiólogos
  • Enfermeiros
  • Fisioterapeutas
  • Médicos Pediatras
  • Psicólogos
  • Terapeutas Ocupacionais
  • Apostila

Dia: 23 e 24 de NOVEMBRO - 2015 (segunda e terça)
Horário: das 08:30h às 17:30h
Carga Horária:
16h de curso

Local de Realização: Espaço Ludens

Avenida Francisco José de Camargo Andrade, 920, Jardim Chapadão Campinas, São Paulo , Brasil - 13070-051

Boleto (enviado por e-mail)
R$ 1.862,00 a vista com desconto (boleto pré-datado para o mês da inscrição)
Condição para inscrições enviadas até o dia 23/10 (data de encerramento)
R$ 1.960,00 parcelado em até 4 vezes de R$ 490,00 até novembro de 2015
(parcelas fixas para 15/10, 10/11, 10/12 de 2015 e 10/01 de 2016) sem juros

DESCONTO ESPECIAL PARA EX-ALUNO
R$ 1.764,00 a vista ou parcelado em até 4 vezes de R$ 441,00 até novembro de 2015
Primeiro boleto pré-datado para o mês da inscrição
(parcelas fixas para 15/10, 10/11, 10/12 de 2015 e 10/01 de 2016) sem juros


O encerramento das inscrições está previsto para 23/10 ou poderá ser antecipado caso esgotem as vagas.

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