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Curso - Compreendendo as Disfunções do Processamento Visual na Integração Sensorial - Novembro de 2017
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O processamento visual é o processo de reconhecer e interpretar a informação recebida através do sentido da visão. A percepção visual é a capacidade de reconhecer e identificar as qualidades de objetos para fazer julgamentos precisos sobre o tamanho e as relações espaciais dos objetos. Habilidades motoras oculares são a capacidade dos olhos para trabalhar em conjunto de forma coordenada.

Habilidade motora ocular é a capacidade dos olhos trabalharem em conjunto e coordenadamente. Uma vez que muitas informações visuais são apresentadas no ambiente em que a criança está inserida, aquela que apresenta um distúrbio de percepção visual pode estar em desvantagem em diversas situações.

Este curso tem como objetivo apresentar informações sobre esse tipo de disfunção, suas implicações educacionais e no desenvolvimento, intervenções terapêuticas, a colaboração com a equipe multidisciplinar (por exemplo Oftalmologista Pediátrico, Neurologista, e Profissionais da Educação), e como fazer o encaminhamento adequado para a Terapia Ocupacional. Este curso também irá abordar como terapeutas treinados em integração sensorial podem utilizar as suas observações clínicas e o conhecimento para melhor avaliar as habilidades de percepção visual e motora da criança por meio de avaliações padronizadas (Beery VMI e TVPs).

ANEETA SAGAR M.A. OTR/L OTC - Terapeuta Ocupacional - Integração Sensorial - UTI Neonatal -

Mestre em Terapia Ocupacional pela University of Southern Califórnia (USC), USA desde 1990, graduada em Terapia Ocupacional pela University of Toronto, Canadá em 1984 e graduada em Biologia e Antropologia pela University of Western Ontario, Canadá em1980. É membro ativo da American Occupational Therapy Association (AOTA) desde 1988, Canadian Association of Occupational Therapy (CAOT) desde 1984, World Federation of Occupational Therapy (WFOT) desde 1984. Certificada pela Southern California Sensory Integration Tests (SCSIT) - 1987, Sensory Integration and Praxis Tests (SIPT) - 1990, Certificação em Disfunção Motora Oral e Alimentação - 1994, certificada no Programa de Escuta Terapêutica - 2007, certificada anualmente de 2007-2012 nos Fóruns R2K em Pesquisa em Integração Sensorial. Atudou na prática clínica como terapeuta ocupacional pediátrica na clínica pediátrica Therapy West, Los Angeles (1988 - 2005). Fez parte do corpo clinico do UCLA Medical Center, Los Angeles, de 1990 até 2000, especificamente na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP) para tratar de bebês com distúrbios sensório-motores, de alimentação e atrasos de desenvolvimento. Consultou no ambulatório de neurologia pediátrica e pacientes com hemisferectomia no pré e pós. Atualmente, além das atividades acadêmicas, ministra cursos e palestras internacionalmente com ênfase na Integração Sensorial, Autismo e Reabilitação Neonatal.  Também participa de congressos internacionais como especialista em centros de excelência, entre os mais recentes: 

  • “Teoria de Integração Sensorial, Avaliação e Tratamento” aos Terapeudas do Ronald Regan UCLA Rehabilitation,  Los Angeles, CA, U.S.A., 7 de Junho 2015
  • Convidada pela Global Initiative Conference at the University of Southern California (USC), para apresentação sobre prática clínica à estudantes e terapeutas internacionais. Los Angeles, CA, U.S.A.,  20 Abril, 2015
  • Presidente da comissão de especialistas no 3rd European Sensory Integration Congress in Turku, Finland em Junho, 2014
  • Mentora e formação profissional a pós-graduandos na terapia ocupacional Nível de Mestrado e Doutorado em Clínica Kinder Inc. em parceria com a University of Southern Califórnia - USC desde 2003 até hoje.

 

É atualmente proprietária e diretora da Kinder Clinic Inc.- Center for Pediatric Development, referência em Los Angeles. Trabalhando desde 2003 com diagnósticos e tratamentos individuais e em grupo em ambiente clínico; avaliação e consultas na escola e a casa; reuniões de pais e da equipe para as crianças com deficiência sensório-motoras; atrasos de desenvolvimento; deficiências neurológicas; transtornos do espectro autista; disfunção motora oral, distúrbios alimentares e dificuldades de aprendizagem. Kinder Clinic Inc. colabora com University of Southern Califórnia - USC e atua como um centro de treinamento de educação para estudantes de graduação terapia ocupacional pediátrica em Los Angeles, CA, EUA.

Transtorno de processamento visual: aspecto neurológico

  1. Capacidade prejudicada do cérebro em dar sentido ou interpretar a informação recebida através dos olhos
  2. Diferença dos problemas que envolvem visão ou nitidez da visão

Sinais e sintomas de problemas visuais

  1. Dificuldades de leitura, escrita, cópia da lousa na sala de aula, desempenho esportivo, a coordenação olho-mão, a preensão do lápis, má caligrafia, fadiga, baixo tônus muscular, habilidades motoras oculares pobres

Áreas comuns de dificuldade:

  1. Discriminação visual
  2. Discriminação visual figura-fundo
  3. Memória visual sequencial
  4. Constância visual da forma
  5. Memória visual de longo ou de curto prazo
  6. Relação viso-espacial
  7. Oclusão visual
  8. Reversão de letra e símbolo

Como são diagnosticados os problemas de processamento visual?

  1. Oftalmologista pediátrico
  2. Optometria pediátrico

Competências Neuropsicológicas afetadas por problemas de processamento visual

  1. Acadêmico
  2. Emocional
  3. Habilidades para a vida cotidiana

 

Como os terapeutas ocupacionais podem ajudar nos problemas de processamento visual?

  1. Avaliações e Observações Clínicas
    1. Sinais de observação clínica: avaliando perseguições oculares; rastreamento; percepção de profundidade; "Passar apontando", "Passar do limite"; convergência dos olhos; localização visual
    2. Teste de Desenvolvimento de Integração Viso-Motora Beery-Buktencia (VMI -Beery-Buktencia Development Test of Visual-Motor Integration)
    3. Teste de habilidades de percepção Visual (TVPS - Test of Visual Perceptual Skills)
    4. Teste de Percepção Visual Motora Livre (MVPT - Motor Free Visual Perception Test)
  2. Tratamento
    1. Tratamento por optometrista
    2. Tratamento por terapeuta ocupacional
      1. Jogos  para coordenação motora grossa e jogos sensoriais
        1. Quebra-cabeças, quebra-cabeça de blocos, "I Spy" (livros de procura visual), labirintos, busca por palavra, jogos de tabuleiro de memória
    3. Estratégias de sala de aula
  • Aulas teóricas e expositivas
  • Projeção de slides e demonstração através de vídeos.
  • Prática com demonstração clínica
  • Terapeutas Ocupacionais
  • Fonoaudiólogos
  • Fisioterapeutas
  • Médicos Pediatras
  • Psicólogos
  • Optometristas
  • Ortoptistas
  • Oftalmologistas
  • Pedagogo
  • Psicopedagogo
  • Apostila

Dia: 21 a 23 de NOVEMBRO - 2017 (terça, quarta e quinta)
Horário: das 08:30h às 17:30h
Carga Horária:
24h de curso

Local de Realização: Espaço Ludens

Avenida Francisco José de Camargo Andrade, 920, Jardim Chapadão Campinas, São Paulo , Brasil - 13070-051

Boleto (enviado por e-mail)
R$ 2.793,00 a vista com desconto (boleto pré-datado para o mês da inscrição)
Condição para inscrições enviadas até o dia 20/10 (data de encerramento)
R$ 2.940,00 parcelado em até 8 vezes de R$ 367,50 sem juros
(datas fixas para 10/04, 10/05, 10/06, 10/07, 10/08, 10/09, 10/10 e 10/11 de 2017)

DESCONTO ESPECIAL PARA EX-ALUNO
R$ 2.646,00 a vista ou parcelado em até 8 vezes de R$ 330,75 sem juros até novembro de 2017
Primeiro boleto pré-datado para o mês da inscrição
(datas fixas para 10/04, 10/05, 10/06, 10/07, 10/08, 10/09, 10/10 e 10/11 de 2017)

AS PARCELAS SÃO DECRESCENTES COM O PASSAR DOS MESES. QUANTO MAIS PRÓXIMA A DATA DE REALIZAÇÃO DO CURSO, MENOR O NÚMERO DE PARCELAS. DEIXANDO PARA SE INSCREVER NO ÚLTIMO MÊS, O PAGAMENTO PASSA A SER EXCLUSIVAMENTE A VISTA.
O encerramento das inscrições está previsto para 20/10 ou poderá ser antecipado caso esgotem as vagas.