Curso Teste Bayley 2015 com Juliana Gutierrez, MA, OTR/L, SWC
Aconteceu pela segunda vez, entre os dias 13 e 15 de Agosto de 2015, no Espaço Ludens (segunda unidade da Clinica Ludens em Campinas) o Curso Teste Bayley com a Terapeuta Ocupacional Juliana Gutierrez, MA, OTR/L, SWC (California).
Com intensa atividade prática e discussão de casos, os profissionais puderam avaliar dinamicamente crianças típicas e atípicas durante o curso. Alem do embasamento teórico os participantes também puderam utilizar e treinar todo o processo de avaliação, pontuação e também a elaboração de relatório para os pais.
A troca de informações e contatos profissionais também foi facilitado por um ambiente agradável e descontraído.
Agradecemos mais uma vez a participação e o empenho de todos.
Abaixo algumas imagens do curso e mais informações sobre o Teste Bayley®: Escala de Desenvolvimento para Bebês e Crianças
Caso tenha interesse ma próxima turma por favor deixe seu contato através deste link: Interesse cursos Juliana Gutierrez 2016
Sobre o Curso do Teste Bayley
O processo de avaliação é o ponto de partida no tratamento e determina o nível de desempenho da criança, os seus pontos fortes e necessidades específicas de intervenção.
O uso de testes padronizados como a Escala de Desenvolvimento Bayley – III contribuem para a objetividade e qualidade de intervenção da criança a partir do qual os objetivos da intervenção são determinados e desta forma é projetado um plano de intervenção terapêutica específica.
Este curso enfatiza as diferentes áreas de avaliação abordadas pela Escala de Desenvolvimento Bayley – III, sua administração e interpretação de resultados dentro do contexto de casos específicos.
Descrição sobre o Teste Bayley®: Escala de Desenvolvimento para Bebês e Crianças
O que fazemos hoje faz toda a diferença amanhã.
Toda criança merece deixar sua marca. Cada um deve ter todas as oportunidades para alcançar seu pleno potencial. E você pode ajudar a tornar isso possível. Com Bayley-III, você tem a ferramenta completa que você precisa para identificar problemas logo no início. Para lidar com situações de infância antes que se tornem problemas ao longo da vida. E para dar a cada criança a oportunidade de ter sucesso. Com Bayley-III, você tem o poder de fazer um impacto positivo, cedo e frequente.
Mesmo quando uma criança não pode falar, ela pode nos dizer alguma coisa. Como ela se sente. Como ela pensa. Como ela interage com o mundo ao seu redor. E nós precisamos saber ler os sinais. Com Bayley-III, você pode. Você tem uma ferramenta abrangente para identificar, medir e avaliar o desenvolvimento de uma criança.
Por mais de 20 anos, profissionais que trabalham com bebês e crianças pequenas têm contado com as escalas comprovadas de Desenvolvimento Infantil Bayley. E hoje, eles têm ainda mais motivos para fazê-lo. Com o novo Bayley-III, os profissionais têm a ferramenta de avaliação mais abrangente para determinar atrasos de desenvolvimento em crianças de um mês a 42 meses de idade.
Principais características:
- Lúdico, envolvendo brinquedos e atividades.
- Validade e confiabilidade excelente
- Scores fornecidos: escores padronizados, equivalentes de idade, percentuais, com notas de corte e escores T.
- Materiais de treinamento opcionais disponíveis
- Assistente de Pontuação – opcional
Benefícios:
- Ideal para uso quando você suspeitar de atrasos ou problemas no desenvolvimento precoce
- Determina a necessidade de uma nova avaliação aprofundada
- Indica os pontos fortes, pontos fracos, e competências para que os pais e os profissionais possam planejar adequadamente para a criança.
- Alinha com os requisitos “IDEA” para apoio e intervenção – (IDEA é a Legislação dos EUA para educação especial na primeira infancia – http://idea.ed.gov/)
- Excelente para uso em equipes interdisciplinares
- Permite um maior envolvimento do cuidador em itens do teste
Ajudando você na ligação da avaliação com a intervenção.
- Identifica os pontos fortes e competências do bebê e da criança, bem como suas fraquezas.
- Fornece informação normativa coerente com domínios de desenvolvimento identificadas pelo IDEA.
- Medida válida e confiável sobre as habilidades de uma criança.
- Os dados comparativos para as crianças com diagnóstico clínico de alta incidência.
- Flexível – pode administrar um ou mais sub-testes por domínio individualmente.
- Scores de crescimento pode ser usado para traçar o progresso da intervenção.
ÁREAS DE AVALIAÇÃO
Domínios de Desenvolvimento – Bayley-III
Cinco domínios de desenvolvimento
Índice de domínios de desenvolvimento
- Comportamento Adaptativo
- Cognitivo
- Linguagem
- Motor
- Sócio-Emocional
Comportamento Adaptativo
Criado pelos autores do ABAS®-II – Patti L. Harrison, Ph.D. and Thomas Oakland, Ph.D.
- Comunicação
- Uso comunitário
- Funcionais para a pré-escola
- Vida domestica
- Saúde e segurança
- Lazer
- Auto-cuidado
- Auto-direção
- Social
- Motor
Cognitivo
- Desenvolvimento sensoriomotor
- Exploração e manipulação
- Relacionamento de objetos
- Formação de conceito
- Memória
- Habituação
- Acuidade visual
- Preferência Visual
- Permanência de objeto
- Além de outros aspectos do processamento cognitivo
Itens para medir habilidades adequadas à idade, incluindo:
- Contagem (com correspondência e cardinalidade um-para-um)
- Exploração visual e tátil
- Montagem de objetos
- Completar Quebra-cabeça
- Correspondência de cores
- Comparando massas
- Jogo de representação e simulação
- Discriminando de padrões
Linguagem
Comunicação expressiva
Avalia comunicações pré-verbais, tais como:
- Balbucio
- Gesticulando
- Referenciamento de articulação – Joint referencing
- Pegar ao virar (Turn taking)
- Desenvolvimento do vocabulário, como nomear objetos, imagens e ações.
- Desenvolvimento morfo-sintáticos, como o uso de expressões de duas palavras, uso de plurais e tempo verbal.
Comunicação receptiva
Avalia comportamentos pré-verbais e desenvolvimento do vocabulário, tais como:
- A capacidade de identificar objetos e imagens que são referenciados
- Vocabulário relacionado ao desenvolvimento morfológico, como pronomes e preposições.
- Entendimento de marcadores morfológicos, como plurais e marcações de tempo
Motora
Habilidade motora fina
As habilidades motoras finas associadas com:
- Preensão
- Integração percepto-motora
- Planejamento motor
- Velocidade motora
Itens para medir habilidades adequadas à idade, incluindo:
- Acompanhamento visual
- Alcançar
- Manipulação de objetos
- Agarrar
- Qualidade do movimento da criança
- Habilidades manuais funcionais
- As respostas à informação tátil (integração sensorial)
Habilidade motora grossa
Itens avaliar:
- Posicionamento estático (por exemplo, controle de cabeça, sentado, em pé)
- Movimento dinâmico incluindo locomoção (engatinhar, andar, correr, saltar, subir e descer escadas)
- Qualidade de movimento (coordenação ao levantar-se, andar, chutar).
- Equilíbrio
- Planejamento Motor
- Integração percepto-motora (por exemplo, posturas de imitação).
Sócio-Emocional
Desenvolvido por Stanley Greenspan, MD, um dos maiores especialistas do mundo em desenvolvimento infantil.
- Determina o domínio das capacidades iniciais de crescimento sócio-emocional
- Monitora o funcionamento saudável do social e emocional
- Monitora o progresso em programas de intervenção precoce
- Detecta déficits ou problemas com capacidades sociais e emocionais do desenvolvimento
- 0-3 meses: Exibe crescimento, auto-regulação e interesse no mundo.
- 4-5 meses: Envolve-se em relações
- 6-9 meses: Usa as emoções de uma forma interativa e proposital.
- 10-14 meses: Usa uma série de sinais ou gestos interativos e emocionais para se comunicar
- 15-18 meses: Usa uma série de sinais ou gestos interativos e emocionais para resolver problemas
- 19-30 meses: Usa ideias para transmitir sentimentos, desejos ou intenções.
- 31-42 meses: Cria pontes lógicas entre emoções e ideias.