Curso Teste Bayley 2015 com Juliana Gutierrez, MA, OTR/L, SWC

Aconteceu pela segunda vez, entre os dias 13 e 15 de Agosto de 2015, no Espaço Ludens (segunda unidade da Clinica Ludens em Campinas) o Curso Teste Bayley com a Terapeuta Ocupacional Juliana Gutierrez, MA, OTR/L, SWC (California).

Com intensa atividade prática e discussão de casos, os profissionais puderam avaliar dinamicamente crianças típicas e atípicas durante o curso. Alem do embasamento teórico os participantes também puderam utilizar e treinar todo o processo de avaliação, pontuação e também a elaboração de relatório para os pais.

A troca de informações e contatos profissionais também foi facilitado por um ambiente agradável e descontraído.

Agradecemos mais uma vez a participação e o empenho de todos.

Abaixo algumas imagens do curso e mais informações sobre o Teste Bayley®: Escala de Desenvolvimento para Bebês e Crianças

Caso tenha interesse ma próxima turma por favor deixe seu contato através deste link: Interesse cursos Juliana Gutierrez 2016

Curso Teste Bayley com Juliana Gutierrez

Bayley 2015

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Sobre o Curso do Teste Bayley

O processo de avaliação é o ponto de partida no tratamento e determina o nível de desempenho da criança, os seus pontos fortes e necessidades específicas de intervenção.
O uso de testes padronizados como a Escala de Desenvolvimento Bayley – III contribuem para a objetividade e qualidade de intervenção da criança a partir do qual os objetivos da intervenção são determinados e desta forma é projetado um plano de intervenção terapêutica específica.
Este curso enfatiza as diferentes áreas de avaliação abordadas pela Escala de Desenvolvimento Bayley – III, sua administração e interpretação de resultados dentro do contexto de casos específicos.

Descrição sobre o Teste Bayley®: Escala de Desenvolvimento para Bebês e Crianças

O que fazemos hoje faz toda a diferença amanhã.

Toda criança merece deixar sua marca. Cada um deve ter todas as oportunidades para alcançar seu pleno potencial. E você pode ajudar a tornar isso possível. Com Bayley-III, você tem a ferramenta completa que você precisa para identificar problemas logo no início. Para lidar com situações de infância antes que se tornem problemas ao longo da vida. E para dar a cada criança a oportunidade de ter sucesso. Com Bayley-III, você tem o poder de fazer um impacto positivo, cedo e frequente.

Mesmo quando uma criança não pode falar, ela pode nos dizer alguma coisa. Como ela se sente. Como ela pensa. Como ela interage com o mundo ao seu redor. E nós precisamos saber ler os sinais. Com Bayley-III, você pode. Você tem uma ferramenta abrangente para identificar, medir e avaliar o desenvolvimento de uma criança.

Por mais de 20 anos, profissionais que trabalham com bebês e crianças pequenas têm contado com as escalas comprovadas de Desenvolvimento Infantil Bayley. E hoje, eles têm ainda mais motivos para fazê-lo. Com o novo Bayley-III, os profissionais têm a ferramenta de avaliação mais abrangente para determinar atrasos de desenvolvimento em crianças de um mês a 42 meses de idade.

Principais características:

  • Lúdico, envolvendo brinquedos e atividades.
  • Validade e confiabilidade excelente
  • Scores fornecidos: escores padronizados, equivalentes de idade, percentuais, com notas de corte e escores T.
  • Materiais de treinamento opcionais disponíveis
  • Assistente de Pontuação – opcional

Benefícios:

  • Ideal para uso quando você suspeitar de atrasos ou problemas no desenvolvimento precoce
  • Determina a necessidade de uma nova avaliação aprofundada
  • Indica os pontos fortes, pontos fracos, e competências para que os pais e os profissionais possam planejar adequadamente para a criança.
  • Alinha com os requisitos “IDEA” para apoio e intervenção – (IDEA é a Legislação dos EUA para educação especial na primeira infancia – http://idea.ed.gov/)
  • Excelente para uso em equipes interdisciplinares
  • Permite um maior envolvimento do cuidador em itens do teste

Ajudando você na ligação da avaliação com a intervenção.

  • Identifica os pontos fortes e competências do bebê e da criança, bem como suas fraquezas.
  • Fornece informação normativa coerente com domínios de desenvolvimento identificadas pelo IDEA.
  • Medida válida e confiável sobre as habilidades de uma criança.
  • Os dados comparativos para as crianças com diagnóstico clínico de alta incidência.
  • Flexível – pode administrar um ou mais sub-testes por domínio individualmente.
  • Scores de crescimento pode ser usado para traçar o progresso da intervenção.

 

ÁREAS DE AVALIAÇÃO

Domínios de Desenvolvimento – Bayley-III
Cinco domínios de desenvolvimento

Índice de domínios de desenvolvimento

  • Comportamento Adaptativo
  • Cognitivo
  • Linguagem
  • Motor
  • Sócio-Emocional

Comportamento Adaptativo
Criado pelos autores do ABAS®-II – Patti L. Harrison, Ph.D. and Thomas Oakland, Ph.D.

  • Comunicação
  • Uso comunitário
  • Funcionais para a pré-escola
  • Vida domestica
  • Saúde e segurança
  • Lazer
  • Auto-cuidado
  • Auto-direção
  • Social
  • Motor

Cognitivo

  • Desenvolvimento sensoriomotor
  • Exploração e manipulação
  • Relacionamento de objetos
  • Formação de conceito
  • Memória
  • Habituação
  • Acuidade visual
  • Preferência Visual
  • Permanência de objeto
  • Além de outros aspectos do processamento cognitivo

Itens para medir habilidades adequadas à idade, incluindo:

  • Contagem (com correspondência e cardinalidade um-para-um)
  • Exploração visual e tátil
  • Montagem de objetos
  • Completar Quebra-cabeça
  • Correspondência de cores
  • Comparando massas
  • Jogo de representação e simulação
  • Discriminando de padrões

Linguagem

Comunicação expressiva
Avalia comunicações pré-verbais, tais como:

  • Balbucio
  • Gesticulando
  • Referenciamento de articulação – Joint referencing
  • Pegar ao virar (Turn taking)
  • Desenvolvimento do vocabulário, como nomear objetos, imagens e ações.
  • Desenvolvimento morfo-sintáticos, como o uso de expressões de duas palavras, uso de plurais e tempo verbal.

Comunicação receptiva
Avalia comportamentos pré-verbais e desenvolvimento do vocabulário, tais como:

  • A capacidade de identificar objetos e imagens que são referenciados
  • Vocabulário relacionado ao desenvolvimento morfológico, como pronomes e preposições.
  • Entendimento de marcadores morfológicos, como plurais e marcações de tempo

Motora
Habilidade motora fina
As habilidades motoras finas associadas com:

  • Preensão
  • Integração percepto-motora
  • Planejamento motor
  • Velocidade motora

Itens para medir habilidades adequadas à idade, incluindo:

  • Acompanhamento visual
  • Alcançar
  • Manipulação de objetos
  • Agarrar
  • Qualidade do movimento da criança
  • Habilidades manuais funcionais
  • As respostas à informação tátil (integração sensorial)

Habilidade motora grossa
Itens avaliar:

  • Posicionamento estático (por exemplo, controle de cabeça, sentado, em pé)
  • Movimento dinâmico incluindo locomoção (engatinhar, andar, correr, saltar, subir e descer escadas)
  • Qualidade de movimento (coordenação ao levantar-se, andar, chutar).
  • Equilíbrio
  • Planejamento Motor
  • Integração percepto-motora (por exemplo, posturas de imitação).

 Sócio-Emocional

Desenvolvido por Stanley Greenspan, MD, um dos maiores especialistas do mundo em desenvolvimento infantil.

  • Determina o domínio das capacidades iniciais de crescimento sócio-emocional
  • Monitora o funcionamento saudável do social e emocional
  • Monitora o progresso em programas de intervenção precoce
  • Detecta déficits ou problemas com capacidades sociais e emocionais do desenvolvimento
    • 0-3 meses: Exibe crescimento, auto-regulação e interesse no mundo.
    • 4-5 meses: Envolve-se em relações
    • 6-9 meses: Usa as emoções de uma forma interativa e proposital.
    • 10-14 meses: Usa uma série de sinais ou gestos interativos e emocionais para se comunicar
    • 15-18 meses: Usa uma série de sinais ou gestos interativos e emocionais para resolver problemas
    • 19-30 meses: Usa ideias para transmitir sentimentos, desejos ou intenções.
    • 31-42 meses: Cria pontes lógicas entre emoções e ideias.