Curso prático Teste Bayley® treina e capacita profissionais em Campinas

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O curso Teste Bayley® III, oferecido pela Ludens Cursos, treinou e capaciCurso-Bayley-Juliana_13_08_2015_2688_redu_Facetou 30 profissionais através de aulas teóricas e práticas, que contaram com a participação de crianças com desenvolvimento típico e atípico, nos dias 13, 14 e 15 de agosto de 2015. A ministrante Juliana Gutierrez, terapeuta ocupacional graduada pela Escola Colombiana de Reabilitação ligada à Universidade de Nuestra Señora del Rosario, em Bogotá, que atualmente trabalha como Supervisora Clínica na Therapy West Inc. em Los Angeles, USA, acredita que mesmo quando uma criança não pode falar, ela pode querer dizer alguma coisa, se expressar, e o Bayley permite ler esses sinais e expressões, pois é uma ferramenta abrangente para identificar, medir e avaliar o desenvolvimento de uma criança. “O curso foi bom pois todas tiveram oportunidade de trabalhar com as diferenças” afirma.
Ela comentou que o teste é uma ótima ferramenta para o desenvolvimento infantil, pois ajuda muito a fazer uma relação entre a criança e o tipo de intervenção de que ela precisa. O processo de avaliação é o ponto de partida no tratamento e determina o nível de desempenho da criança, os seus pontos fortes e necessidades específicas.
A Escala de Desenvolvimento Bayley – III contribui para a objetividade e qualidade dessa intervenção a partir do qual os objetivos são determinados e desta forma, um plano específico pode ser melhor elaborado. Este curso enfatizou as diferentes áreas de avaliação abordadas pela Escala de Desenvolvimento Bayley – III, sua administração e interpretação de resultados dentro do contexto de casos específicos.
Juliana, que ministrou o curso em anos anteriores, comentou que o fato de o curso ter acontecido no Espaço Ludens ajudou bastante, pois foi possível dar bastante atenção a todos os grupos, “por conta do espaço físico da Ludens Cursos tive oportunidade de dar mais apoio, e mais tempo para dar suporte e feedbacks. Desta vez trabalhamos com menos crianças, afim de prover mais oportunidades para os grupos”, complementa.
Ao longo do curso, 6 grupos de profissionais das áreas de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia e pedagogia trabalharam cada um com uma criança típica e uma atípica. O tempo foi um agente desafiador, pois condições para a prática não são iguais, “os participantes precisam balancear isso, pois é difícil para a criança, sempre tem muita gente olhando, há muito barulho no ambiente e a interação fica prejudicada, mas ao mesmo tempo a parte prática oferece diferentes oportunidades de observação diferentes idades e padrões de crianças”.
O curso e os maCurso-Bayley-Juliana_15_08_2015_2707_redu_Faceteriais do teste são recursos para quando existem suspeitas de atrasos ou problemas no desenvolvimento precoce, pois determinam a necessidade de uma nova avaliação aprofundada, indica os pontos fortes, pontos fracos, e competências para que os pais e os profissionais possam planejar adequadamente o tratamento para a criança. Para mais informações sobre o curso, acesse LUDENS CURSOS.

O material usado, guias, formulários e objetos são fornecidos pela PEARSON Internacional. Atualmente não existe nenhum fornecedor no país e por isso a compra é feita diretamente com eles.

Para mais informações, acesse o site da PEARSON: Bayley Scales of Infant and Toddler Development®, Third Edition (Bayley-III® Screening Test).