Ludens
e a IS
no Brasil

Temos uma trajetória intensa com a Integração Sensorial (IS) no Brasil.

Na década de 90 a Clínica Ludens deu início a um processo de divulgação e educação ao conhecimento teórico e prático sobre a IS primeiramente no estado de São Paulo e, em seguida, pelo Brasil afora, com cursos específicos sobre o tema que passaram a estimular a prática especializada.

Até então, a formação de especialistas em Terapia Ocupacional se dava em cursos de pós-graduação e de extensão. Naquela época, era inimaginável a formação voltada para o exercício da profissão em clínicas privadas que viabilizassem a prática de qualquer terapêutica ocupacional especializada. Não havia qualquer modelo de formação para a clínica e nem profissionais com experiência e competência técnica para o exercício da IS no Brasil. Essa iniciação aconteceu com o curso de extensão “Integração dos Sentidos”, ministrado pela terapeuta ocupacional americana Roselyn Van Benschoten, em Campinas, em 1979. Já o primeiro curso introdutório de IS aconteceu em 1987, em Belo Horizonte, desenvolvido pela professora Dra. Lívia Magalhães, que havia se habilitado em IS nos EUA. Nossa terapeuta Lígia Carvalho esteve presente em ambos, e foi quando efetivamente se iniciou sua história com a Integração Sensorial. A partir daí, desenvolveu sua prática clínica na área e despertou o interesse de outros terapeutas e instituições para que ministrasse cursos introdutórios na área, passando a formar inúmeros profissionais de diversas categorias para o conhecimento em IS, além de pais de crianças que se beneficiariam com a técnica.

Referência em IS    

Ao longo dos anos, Lígia tornou-se fonte de referência clínica e de formação, inclusive de membros da ABIS (Associação Brasileira de Integração Sensorial), aprimorando-se no segmento em termos de técnica, recursos e ambientes para o exercício de IS, inclusive trazendo na bagagem a certificação em vários países da América Latina e nos EUA.

Assim, a Clínica Ludens também se tornou referência no oferecimento e aplicação de IS no Brasil, ampliando sua atuação por meio da Ludens Cursos para a formação e capacitação de novos profissionais nos quatro cantos do país, já tendo atingido mais de 8 mil alunos formados. Além disso, identificou uma demanda interna pela certificação em Integração Sensorial de Ayres e estabeleceu, a partir de 2012, um intercâmbio com a USC (Universidade do Sul da Califórnia)/WPS, dos EUA, passando a oferecer a certificação completa no Brasil (Programa USC Chan de Certificação e Educação Continuada em Integração Sensorial), em 4 módulos e ministrada por docentes e pesquisadores renomados, nacionais e internacionais, seguindo o padrão de formação orientado pela universidade americana. Alguns ministrantes: Gustavo Reinoso, Erna Blanche, Shay McAtee, Susanne Roley, Juliana Gutierrez, Anneta Sagar, Winnie Dunn, entre outros.

Reafirmamos que em todos estes anos a Clínica Ludens e a Ludens Cursos sempre ressaltaram a importância e exclusividade do Terapeuta Ocupacional na avaliação, interpretação e aplicação fiel da Técnica de Integração Sensorial de Ayres. Contudo, entendemos a importância de que o conhecimento da teoria da Integração Sensorial deve ser reconhecido e entendido por outros profissionais da área da saúde, levando em conta que a integração dos sentidos é um campo da biologia e essencial para o desenvolvimento global do ser humano e sua saúde, independentemente do profissional que o trata.

Temos orgulho do pioneirismo na difusão da Integração Sensorial de Ayres no Brasil desde os anos 90 e de continuarmos este trabalho com ética e responsabilidade.

Tem interesse em conhecer nossas especialidades?

Clique no botão abaixo e conheça quais os
tipos de atendimento e tratamento que fazemos