25 de agosto de 2020

|

por: ludens

|

Categorias: Novidades de Tratamento

Benefícios dos planos inclinado e vertical

Post-1002_Ludens.jpg

 

Por Letícia Puricelli, fono da Clínica Ludens

 

Normalmente utilizado por fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas, o plano inclinado é uma ferramenta que pode ser utilizada nas atividades escolares e terapêuticas, inclusive em casa, pois permite regular altura, angulação e ter seu uso orientado e treinado. Por ser um ótimo recurso para pessoas com dificuldades motoras ou baixa visão, o plano inclinado auxilia o uso da comunicação alternativa, da leitura e da escrita.

 

O desenvolvimento das habilidades motoras ocorre de maneira proximal para distal, logo atividades realizadas em plano inclinado ou vertical auxiliam na dissociação da articulação do tronco para o braço, sendo este um recurso que melhora o posicionamento do punho, favorecendo sua extensão e, por consequência, a pega do lápis ou da tesoura, por exemplo.

 

Também serve para diminuir os demais estímulos visuais do ambiente e auxiliar no foco e na atenção da atividade a ser desenvolvida pela criança, favorecendo uma postura mais adequada e alinhada ao campo de visão.

 

O plano inclinado é uma tecnologia assistiva, ou seja, um instrumento que ajuda a superar barreiras e executar funções típicas de sua etapa de desenvolvimento. O objetivo é favorecer o desenvolvimento de habilidades escolares, principalmente leitura e escrita. A sua utilização para apoiar textos, tablet ou jogos, por exemplo, na altura dos olhos, facilita a visualização e, com isso, favorece o aumento da velocidade da leitura, da percepção de detalhes, além do alinhamento postural, causando impacto positivo sobre a capacidade de aprendizagem da criança.

 

O plano inclinado também favorece as crianças que possuem os sistemas visual e vestibular alterados, pois permite uma melhor visualização na execução da atividade.

 

Atualmente, há diversos tipos de plano inclinado no mercado, mas a criança também pode ser estimulada a realizar tarefas no plano vertical facilmente, apenas colando uma folha na parede ou mesmo fixando um quadro ou adesivo na altura dela para que possa desenhar ou realizar alguma atividade grafo-motora. Também é possível confeccionar um plano inclinado de baixo custo, apenas sobrepondo e colando duas pastas de arquivo, por exemplo.

 

Incentivar crianças pré-escolares a desenvolverem atividades no plano vertical, tais como ligar uma figura a outra, seguir a linha pontilhada, recortar ou mesmo desenhar livremente terá impacto positivo no aprendizado da escrita, afinal, aprender a escrever é uma tarefa complexa.

 

Post-1005_Ludens.jpg

Post-1004_Ludens.jpg

Post-1003_Ludens.jpg