28 de junho de 2019

|

por: ludens

|

Categorias: Novidades de Tratamento

Além da diversão

Por Katu

 

Uma coisa é certa: toda criança precisa brincar. E de acordo com a terapeuta ocupacional Katu Silva, da Clínica Ludens, as atividades lúdicas são essenciais para o desenvolvimento das habilidades humanas, além da importância do movimento como base fundamental na hierarquia de habilidades que virão mais tarde: motricidade fina, consciência corporal, aprendizado e participação social.

Katu desenvolveu um projeto para o Centro de Convivência Casa dos Sonhos, do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, em Sousas, junto à equipe do Centro, composta pela psicóloga Larissa Camatta Zambon e o educador social Rodrigo Ribeiro. Juntos, eles formam grupos semanais às quartas, das 13h30 às 15h30, e às quintas, das 9h às 11h, com oficinas abertas para qualquer criança de 0 a 6 anos que queira participar. Basta ir até o local e se inscrever.

Trata-se de atividades lúdicas diversas que, além da sua função de divertir e envolver, também buscam auxiliar na observação dos marcadores de desenvolvimento dessas crianças, tornando possível intervenções precoces e encaminhamentos necessários, se for o caso.

“O objetivo fundamental dessa iniciativa é a sensibilização dos pais, educadores e cuidadores sobre a importância do resgate do lúdico, da relação livre com os materiais e instrumentais e a introdução da arte a partir da livre expressão desde cedo”, defende Katu. “Fazemos capacitação e rodas de conversa com esses adultos e recolhemos dúvidas, trocamos ideias e damos sugestões sobre como acompanhar, interagir e estar com as crianças de maneira saudável, afetiva e qualificada”, completa, indicando que a participação dos adultos é essencial para a qualidade do brincar e do desenvolvimento da criança.