31 de outubro de 2021

|

por: stella

|

Categorias: Sem categoria

A sua equipe atua de forma multidisciplinar?

Na Ludens temos muitos pacientes que tratam com mais de um terapeuta. Alguns deles são atendidos, inclusive, por vários, entre TOs, fisios, fonos, psicólogos, profissional de educação física, de música e psicopedagogo.

De acordo com a fisioterapeuta Melissa Gurgel, a sinergia entre Terapia Ocupacional e Fisioterapia, por exemplo, se dá no complemento entre movimento e função. “A Fisioterapia utiliza o movimento para a reabilitação e a Terapia Ocupacional a atividade de vida diária e prática”, diz.

O fisioterapeuta, como um profissional de primeiro contato e que atua em todas as especialidades, tem o olhar voltado para a promoção e prevenção da saúde e recuperação funcional. “Prevenir os agravos e recuperar, na sua totalidade ou em parte, a funcionalidade são os objetivos principais do cuidado com o paciente”, completa Melissa.

Já o profissional de Terapia Ocupacional tem a atuação voltada as funcionalidade do cotidiano. Segundo o TO Rogério Sales, “existe um olhar diferenciado para as dificuldades e as demandas de cada paciente”.

Dupla de atendimento

Melissa e Rogério atuam juntos no tratamento e na reabilitação da paciente Ana Laiza (fotos) há mais de 4 anos, melhorando o seu desempenho funcional e alcançando o maior grau de independência e de autonomia possível.

Eles trabalham no fortalecimento muscular de forma global e, posteriormente, no desenvolvimento da paciente e sua adaptação ao tratamento. “Buscamos atuar na recuperação ao longo do cotidiano, de forma lúdica, com atividades do dia a dia ou exercícios físicos e brincadeiras”, finaliza Melissa.

Assim como Ana Laiza, outras crianças que apresentam alterações na realização de atividades, desde as mais simples até as mais complexas, também são atendidas pela equipe multidisciplinar.