140x140

Avaliação do Desenvolvimento: Ferramentas para avaliar bebês e crianças incluindo o Teste Bayley
Passo a passo para se inscrever - preencha o Formulário de inscrição no final da pagina - Aguarde o e-mail de confirmação junto ao contrato - Envie por correio o contrato para a clinica ludens

O processo de avaliação é o ponto de partida no tratamento e determina o nível de desempenho da criança, os seus pontos fortes e necessidades específicas de intervenção.
O uso de testes padronizados como a Escala de Desenvolvimento Bayley - III contribuem para a objetividade e qualidade de intervenção da criança a partir do qual os objetivos da intervenção são determinados e desta forma é projetado um plano de intervenção terapêutica específica.
Este curso enfatiza as diferentes áreas de avaliação abordadas pela Escala de Desenvolvimento Bayley - III, sua administração e interpretação de resultados dentro do contexto de casos específicos.

O que fazemos hoje faz toda a diferença amanhã.

Toda criança merece deixar sua marca. Cada um deve ter todas as oportunidades para alcançar seu pleno potencial. E você pode ajudar a tornar isso possível. Com Bayley-III, você tem a ferramenta completa que você precisa para identificar problemas logo no início. Para lidar com situações de infância antes que se tornem problemas ao longo da vida. E para dar a cada criança a oportunidade de ter sucesso. Com Bayley-III, você tem o poder de fazer um impacto positivo, cedo e frequente.

Mesmo quando uma criança não pode falar, ela pode nos dizer alguma coisa. Como ela se sente. Como ela pensa. Como ela interage com o mundo ao seu redor. E nós precisamos saber ler os sinais. Com Bayley-III, você pode. Você tem uma ferramenta abrangente para identificar, medir e avaliar o desenvolvimento de uma criança.

Por mais de 20 anos, profissionais que trabalham com bebês e crianças pequenas têm contado com as escalas comprovadas de Desenvolvimento Infantil Bayley. E hoje, eles têm ainda mais motivos para fazê-lo. Com o novo Bayley-III, os profissionais têm a ferramenta de avaliação mais abrangente para determinar atrasos de desenvolvimento em crianças de um mês a 42 meses de idade.

 

Principais características:

  • Lúdico, envolvendo brinquedos e atividades.
  • Validade e confiabilidade excelente
  • Scores fornecidos: escores padronizados, equivalentes de idade, percentuais, com notas de corte e escores T.
  • Materiais de treinamento opcionais disponíveis
  • Assistente de Pontuação – opcional

 

Benefícios:

  • Ideal para uso quando você suspeitar de atrasos ou problemas no desenvolvimento precoce
  • Determina a necessidade de uma nova avaliação aprofundada
  • Indica os pontos fortes, pontos fracos, e competências para que os pais e os profissionais possam planejar adequadamente para a criança.
  • Alinha com os requisitos "IDEA" para apoio e intervenção - (IDEA é a Legislação dos EUA para educação especial na primeira infancia - http://idea.ed.gov/)
  • Excelente para uso em equipes interdisciplinares
  • Permite um maior envolvimento do cuidador em itens do teste

 

Ajudando você na ligação da avaliação com a intervenção.

  • Identifica os pontos fortes e competências do bebê e da criança, bem como suas fraquezas.
  • Fornece informação normativa coerente com domínios de desenvolvimento identificadas pelo IDEA.
  • Medida válida e confiável sobre as habilidades de uma criança.
  • Os dados comparativos para as crianças com diagnóstico clínico de alta incidência.
  • Flexível - pode administrar um ou mais sub-testes por domínio individualmente.
  • Scores de crescimento pode ser usado para traçar o progresso da intervenção.

 

ÁREAS DE AVALIAÇÃO

Domínios de Desenvolvimento - Bayley-III
Cinco domínios de desenvolvimento

 

Índice de domínios de desenvolvimento

  • Comportamento Adaptativo
  • Cognitivo
  • Linguagem
  • Motor
  • Sócio-Emocional

 

Comportamento Adaptativo
Criado pelos autores do ABAS®-II - Patti L. Harrison, Ph.D. and Thomas Oakland, Ph.D.

  • Comunicação
  • Uso comunitário
  • Funcionais para a pré-escola
  • Vida domestica
  • Saúde e segurança
  • Lazer
  • Auto-cuidado
  • Auto-direção
  • Social
  • Motor

 

Cognitivo
  • Desenvolvimento sensoriomotor
  • Exploração e manipulação
  • Relacionamento de objetos
  • Formação de conceito
  • Memória
  • Habituação
  • Acuidade visual
  • Preferência Visual
  • Permanência de objeto
  • Além de outros aspectos do processamento cognitivo

Itens para medir habilidades adequadas à idade, incluindo:

  • Contagem (com correspondência e cardinalidade um-para-um)
  • Exploração visual e tátil
  • Montagem de objetos
  • Completar Quebra-cabeça
  • Correspondência de cores
  • Comparando massas
  • Jogo de representação e simulação
  • Discriminando de padrões

 

Linguagem

Comunicação expressiva
Avalia comunicações pré-verbais, tais como:

  • Balbucio
  • Gesticulando
  • Referenciamento de articulação - Joint referencing
  • Pegar ao virar (Turn taking)
  • Desenvolvimento do vocabulário, como nomear objetos, imagens e ações.
  • Desenvolvimento morfo-sintáticos, como o uso de expressões de duas palavras, uso de plurais e tempo verbal.

Comunicação receptiva
Avalia comportamentos pré-verbais e desenvolvimento do vocabulário, tais como:

  • A capacidade de identificar objetos e imagens que são referenciados
  • Vocabulário relacionado ao desenvolvimento morfológico, como pronomes e preposições.
  • Entendimento de marcadores morfológicos, como plurais e marcações de tempo

 

Motora
Habilidade motora fina
As habilidades motoras finas associadas com:

  • Preensão
  • Integração percepto-motora
  • Planejamento motor
  • Velocidade motora

Itens para medir habilidades adequadas à idade, incluindo:

  • Acompanhamento visual
  • Alcançar
  • Manipulação de objetos
  • Agarrar
  • Qualidade do movimento da criança
  • Habilidades manuais funcionais
  • As respostas à informação tátil (integração sensorial)

 

Habilidade motora grossa
Itens avaliar:

  • Posicionamento estático (por exemplo, controle de cabeça, sentado, em pé)
  • Movimento dinâmico incluindo locomoção (engatinhar, andar, correr, saltar, subir e descer escadas)
  • Qualidade de movimento (coordenação ao levantar-se, andar, chutar).
  • Equilíbrio
  • Planejamento Motor
  • Integração percepto-motora (por exemplo, posturas de imitação).

 

Sócio-Emocional

Desenvolvido por Stanley Greenspan, MD, um dos maiores especialistas do mundo em desenvolvimento infantil.

  • Determina o domínio das capacidades iniciais de crescimento sócio-emocional
  • Monitora o funcionamento saudável do social e emocional
  • Monitora o progresso em programas de intervenção precoce
  • Detecta déficits ou problemas com capacidades sociais e emocionais do desenvolvimento
    • 0-3 meses: Exibe crescimento, auto-regulação e interesse no mundo.
    • 4-5 meses: Envolve-se em relações
    • 6-9 meses: Usa as emoções de uma forma interativa e proposital.
    • 10-14 meses: Usa uma série de sinais ou gestos interativos e emocionais para se comunicar
    • 15-18 meses: Usa uma série de sinais ou gestos interativos e emocionais para resolver problemas
    • 19-30 meses: Usa ideias para transmitir sentimentos, desejos ou intenções.
    • 31-42 meses: Cria pontes lógicas entre emoções e ideias.
    • *O produto Teste Bayley®: Escala de Desenvolvimento para Bebês e Crianças (Bayley Scales of Infant and Toddler Development®, Third Edition(Bayley-III®) é uma marca Pearson

Juliana Gutiérrez MA OTR/L - Terapeuta Ocupacional

Ministrante Internacional (California - EUA)
JULIANA GUTIERREZ, MA, OTR/L  - Terapeuta Ocupacional

  • Terapeuta Ocupacional graduada pela Escola Colombiana de Reabilitação ligada à Universidade de Nuestra Señora del Rosario, em Bogotá.
  • Mestre em Terapia Ocupacional pela University of Southern Califórnia (USC) e possui Certificação Swallow (SWC)
  • Especialista em Ensino Superior pela Universidade de Nuestra Señora del Rosario (Universidad del Rosario), Bogotá, Colombia.
  • Completou os estudos avançados em Integração Sensorial pela USC e no Método Neuroevolutivo na Associação de Neurodesenvolvimento.
  • Possui licença para práticas avançadas em alimentação e deglutição pelo Conselho de Terapia Ocupacional da Califórnia.
  • Atualmente trabalha como Supervisora Clínica na Therapy West Inc. em Los Angeles, USA.  Ministra cursos na área de Integração Sensorial e técnicas de avaliação na America Latina e nos E.U.A.

  • Introdução às escalas de avaliação padronizadas de crianças.
  • Escalas cognitivas.
  • Escalas de linguagem.
  • Escalas motoras.
  • Escalas sócio-emocionais.
  • Escalas de comportamento adaptativo.
  • Vídeos de demonstração.
  • Sessões práticas de avaliação.
  • Discussão e análise dos resultados.
  • Apresentação de casos clínicos.
  • Aulas expositivas e interativas
  • Prática com paciente
  • Terapeutas Ocupacionais
  • Médicos(as)
  • Fisioterapeutas
  • Fonoaudiólogos(as)
  • Psicólogos (as)
  • Enfermeiros(as) - que atue no desenvolvimento da primeira fase (bebê e criança)
  • Apostila

Dias: 11 à 13 de AGOSTO de 2016 - (Quinta à Sábado)

Horário:
Quinta à Sábado - das 08:30h às 17:30h

Carga Horária: 24h de curso

Local de Realização: Espaço Ludens

Avenida Francisco José de Camargo Andrade, 920, Jardim Chapadão Campinas, São Paulo , Brasil - 13070-051

Boleto (enviado por e-mail)
R$ 3.040,00 a vista com desconto de 5%
(boleto pré-datado para o dia 10 do mês da inscrição - até julho de 2016)
R$ 3.200,00 parcelado em até 7 vezes (datas fixas para 10/02, 10/03, 10/04, 10/05, 10/06, 10/07 e 10/08 de 2016)

DESCONTO ESPECIAL DE 10% PARA EX-ALUNO:
R$ 2.880,00 a vista ou parcelado em até 7 vezes
(datas fixas para 10/02, 10/03, 10/04, 10/05, 10/06, 10/07 e 10/08 de 2016)

AS PARCELAS SÃO DECRESCENTES COM O PASSAR DOS MESES. QUANTO MAIS PRÓXIMA A DATA DE REALIZAÇÃO DO CURSO, MENOR O NÚMERO DE PARCELAS. DEIXANDO PARA SE INSCREVER NO ÚLTIMO MÊS, O PAGAMENTO PASSA A SER EXCLUSIVAMENTE A VISTA.

O encerramento das inscrições está previsto para 11/07 ou poderá ser antecipado caso esgotem as vagas.

O encerramento das inscrições está previsto para 11/07 ou poderá ser antecipado caso esgotem as vagas.

Inscrições Encerradas

Inscreva-se aqui - Cursos Clinica Ludens