140x140

by
Passo a passo para se inscrever - preencha o Formulário de inscrição no final da pagina - Aguarde o e-mail de confirmação junto ao contrato - Envie por correio o contrato para a clinica ludens

O processo de avaliação é o ponto de partida no tratamento e determina o nível de desempenho da criança, os seus pontos fortes e necessidades específicas de intervenção.

O curso enfatiza o treinamento na escala Bayley III, considerada “padrão ouro” para avaliar o desenvolvimento global de bebês e crianças pequenas com objetividade, afinal, quanto mais cedo se identificam os atrasos no desenvolvimento, melhor o prognóstico da intervenção que será necessária.
Assim, torna-se essencial que o processo de avaliação seja bem feito e o mais abrangente possível, combinando dados qualitativos (a partir de observações detalhadas) com dados quantitativos (por meio de diferentes protocolos de análises). E a partir do nível de desempenho da criança - quando se especifica pontos fortes e necessidades específicas de intervenção – inicia-se o tratamento mais adequado.

A Ludens, em 2013, foi a pioneira ao trazer para o Brasil o curso sobre a Escala de Desenvolvimento para Bebês e Crianças Bayley III, com a instrutora Juliana Gutierrez da USC. Agora nosso curso apresenta dois módulos, um Básico e outro Avançado, totalizando 5 dias e 40 horas/aula, onde o aluno poderá aprender e aprimorar seus conhecimentos, através de muita teoria, prática, raciocínio clínico e discussão em alto nível juntos com nossas instrutoras especialistas Elem Marta Torello e Samara de Araújo Costa.

O que fazemos hoje faz toda a diferença amanhã.

Toda criança merece deixar sua marca. Cada um deve ter todas as oportunidades para alcançar seu pleno potencial. E você pode ajudar a tornar isso possível. Com Bayley-III, você tem a ferramenta completa que você precisa para identificar problemas logo no início. Para lidar com situações de infância antes que se tornem problemas ao longo da vida. E para dar a cada criança a oportunidade de ter sucesso. Com Bayley-III, você tem o poder de fazer um impacto positivo, cedo e frequente.

Mesmo quando uma criança não pode falar, ela pode nos dizer alguma coisa. Como ela se sente. Como ela pensa. Como ela interage com o mundo ao seu redor. E nós precisamos saber ler os sinais. Com Bayley-III, você pode. Você tem uma ferramenta abrangente para identificar, medir e avaliar o desenvolvimento de uma criança.

Por mais de 20 anos, profissionais que trabalham com bebês e crianças pequenas têm contado com as escalas comprovadas de Desenvolvimento Infantil Bayley. E hoje, eles têm ainda mais motivos para fazê-lo. Com o novo Bayley-III, os profissionais têm a ferramenta de avaliação mais abrangente para determinar atrasos de desenvolvimento em crianças de um mês a 42 meses de idade.

 

Principais características:

  • Lúdico, envolvendo brinquedos e atividades.
  • Validade e confiabilidade excelente
  • Scores fornecidos: escores padronizados, equivalentes de idade, percentuais, com notas de corte e escores T.
  • Materiais de treinamento opcionais disponíveis
  • Assistente de Pontuação – opcional

Benefícios:

  • Ideal para uso quando você suspeitar de atrasos ou problemas no desenvolvimento precoce
  • Determina a necessidade de uma nova avaliação aprofundada
  • Indica os pontos fortes, pontos fracos, e competências para que os pais e os profissionais possam planejar adequadamente para a criança.
  • Alinha com os requisitos "IDEA" para apoio e intervenção - (IDEA é a Legislação dos EUA para educação especial na primeira infancia - http://idea.ed.gov/)
  • Excelente para uso em equipes interdisciplinares
  • Permite um maior envolvimento do cuidador em itens do teste

Ajudando você na ligação da avaliação com a intervenção.

  • Identifica os pontos fortes e competências do bebê e da criança, bem como suas fraquezas.
  • Fornece informação normativa coerente com domínios de desenvolvimento identificadas pelo IDEA.
  • Medida válida e confiável sobre as habilidades de uma criança.
  • Os dados comparativos para as crianças com diagnóstico clínico de alta incidência.
  • Flexível - pode administrar um ou mais sub-testes por domínio individualmente.
  • Scores de crescimento pode ser usado para traçar o progresso da intervenção.

 

ÁREAS DE AVALIAÇÃO

Domínios de Desenvolvimento - Bayley-III
Cinco domínios de desenvolvimento

Índice de domínios de desenvolvimento

  • Comportamento Adaptativo
  • Cognitivo
  • Linguagem
  • Motor
  • Sócio-Emocional

Comportamento Adaptativo
Criado pelos autores do ABAS®-II - Patti L. Harrison, Ph.D. and Thomas Oakland, Ph.D.

  • Comunicação
  • Uso comunitário
  • Funcionais para a pré-escola
  • Vida domestica
  • Saúde e segurança
  • Lazer
  • Auto-cuidado
  • Auto-direção
  • Social
  • Motor

 

Cognitivo
  • Desenvolvimento sensoriomotor
  • Exploração e manipulação
  • Relacionamento de objetos
  • Formação de conceito
  • Memória
  • Habituação
  • Acuidade visual
  • Preferência Visual
  • Permanência de objeto
  • Além de outros aspectos do processamento cognitivo

Itens para medir habilidades adequadas à idade, incluindo:

  • Contagem (com correspondência e cardinalidade um-para-um)
  • Exploração visual e tátil
  • Montagem de objetos
  • Completar Quebra-cabeça
  • Correspondência de cores
  • Comparando massas
  • Jogo de representação e simulação
  • Discriminando de padrões

 

Linguagem

Comunicação expressiva
Avalia comunicações pré-verbais, tais como:

  • Balbucio
  • Gesticulando
  • Referenciamento de articulação - Joint referencing
  • Pegar ao virar (Turn taking)
  • Desenvolvimento do vocabulário, como nomear objetos, imagens e ações.
  • Desenvolvimento morfo-sintáticos, como o uso de expressões de duas palavras, uso de plurais e tempo verbal.

Comunicação receptiva
Avalia comportamentos pré-verbais e desenvolvimento do vocabulário, tais como:

  • A capacidade de identificar objetos e imagens que são referenciados
  • Vocabulário relacionado ao desenvolvimento morfológico, como pronomes e preposições.
  • Entendimento de marcadores morfológicos, como plurais e marcações de tempo

 

Motora
Habilidade motora fina
As habilidades motoras finas associadas com:

  • Preensão
  • Integração percepto-motora
  • Planejamento motor
  • Velocidade motora

Itens para medir habilidades adequadas à idade, incluindo:

  • Acompanhamento visual
  • Alcançar
  • Manipulação de objetos
  • Agarrar
  • Qualidade do movimento da criança
  • Habilidades manuais funcionais
  • As respostas à informação tátil (integração sensorial)

 

Habilidade motora grossa
Itens avaliar:

  • Posicionamento estático (por exemplo, controle de cabeça, sentado, em pé)
  • Movimento dinâmico incluindo locomoção (engatinhar, andar, correr, saltar, subir e descer escadas)
  • Qualidade de movimento (coordenação ao levantar-se, andar, chutar).
  • Equilíbrio
  • Planejamento Motor
  • Integração percepto-motora (por exemplo, posturas de imitação).

 

Sócio-Emocional

Desenvolvido por Stanley Greenspan, MD, um dos maiores especialistas do mundo em desenvolvimento infantil.

  • Determina o domínio das capacidades iniciais de crescimento sócio-emocional
  • Monitora o funcionamento saudável do social e emocional
  • Monitora o progresso em programas de intervenção precoce
  • Detecta déficits ou problemas com capacidades sociais e emocionais do desenvolvimento
    • 0-3 meses: Exibe crescimento, auto-regulação e interesse no mundo.
    • 4-5 meses: Envolve-se em relações
    • 6-9 meses: Usa as emoções de uma forma interativa e proposital.
    • 10-14 meses: Usa uma série de sinais ou gestos interativos e emocionais para se comunicar
    • 15-18 meses: Usa uma série de sinais ou gestos interativos e emocionais para resolver problemas
    • 19-30 meses: Usa ideias para transmitir sentimentos, desejos ou intenções.
    • 31-42 meses: Cria pontes lógicas entre emoções e ideias.
    •  

      *O produto Teste Bayley®: Escala de Desenvolvimento para Bebês e Crianças (Bayley Scales of Infant and Toddler Development®, Third Edition(Bayley-III®) é uma marca Pearson

      Texto original em ingles em: Pearson Clinical

Elem Marta Torello - Fisioterapeuta

Ministrantes
ELEM MARTA TORELLO - FISIOTERAPEUTA

  • Graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Londrina (1994)
  • Especialização Em Fisioterapia Aplicada à Neurologia Infantil (1996);
  • Mestrado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP (2000);
  • Formação Mastermind Lince (2017).
  • Coordenadora do Curso de Fisioterapia (2002 à 2013) e professora titular da disciplina de Fisioterapia Neurofuncional da Fundação Hermínio Ometto - UNIARARAS desde 1999.
  • Sócia proprietária da Clínica Ludens - Núcleo Terapêutico e de Desenvolvimento Humano. Certificação Internacional nos módulos I e IV de Integração Sensorial pela University South of California.
  • Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Neurologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Fisioterapia, Integração Sensorial, Método Neuroevolutivo - BOBATH, Protocolo Pediasuit, atividade motora, desenvolvimento infantil e desenvolvimento motor, doenças do sistema nervoso central e periférico.

Samara de Araújo Costa - Terapeuta Ocupacional


SAMARA DE ARAÚJO COSTA  - Terapeuta Ocupacional

  • Graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015);
  • Mestrado em no Ciências da Reabilitação pela UFMG (2018).
  • Certificação completa em Integração Sensorial pelo Programa USC Chan de Certificação e Educação Continuada da Universidade do Sul da Califórnia.
  • Experiência no exterior pelo programa Ciência Sem Fronteiras CAPES/IIE (EUA).
  • Tem experiência em Terapia Ocupacional pediátrica, principalmente com crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) e outras dificuldades de aprendizagem.
  • Amplo dominio em diversas avaliações do desenvolvimento e desempenho infantil, como Bayley III, Movimento ABC, Beery VMI, Perfil Sensorial, Medida do Processamento Sensorial (SPM), Observações Clínicas Estruturadas de Integração Sensorial, dentre outras.

MÓDULO I - INTRODUTÓRIO COM PRÁTICA: Da administração à elaboração do relatório.

Ementa

O processo de avaliação é o ponto de partida no tratamento e determina o nível de desempenho da criança, os seus pontos fortes e necessidades específicas de intervenção.

O curso enfatiza o treinamento na escala Bayley III, considerada “padrão ouro” para avaliar o desenvolvimento global de bebês e crianças pequenas com objetividade, afinal, quanto mais cedo se identificam os atrasos no desenvolvimento, melhor o prognóstico da intervenção que será necessária.
Assim, torna-se essencial que o processo de avaliação seja bem feito e o mais abrangente possível, combinando dados qualitativos (a partir de observações detalhadas) com dados quantitativos (por meio de diferentes protocolos de análises). E a partir do nível de desempenho da criança - quando se especifica pontos fortes e necessidades específicas de intervenção – inicia-se o tratamento mais adequado.
O curso basico sobre o Bayley III está focado em conhecimento do material, administração e interpretação de resultados.

Conteúdo Programático

  • Introdução à Escala Bayley de Desenvolvimento do bebê e da criança pequena (3ª edição)
  • Escala cognitiva.
  • Escala de linguagem.
  • Escala motora.
  • Escala sócio-emocional.
  • Escala de comportamento adaptativo. .
  • Apresentação de casos clínicos.
  • Pontuação e interpretação do teste (considerando informações estatística e aspectos qualitativos)
  • Considerações sobre aplicação clínica com diferentes populações
  • RELATÓRIO: Metodologia de Desenvolvimento

Metodologia

  • Aula teórica expositiva
  • Demonstrações de vídeos.
  • DEMONSTRAÇÃO DE APLICAÇÃO EM CRIANÇAS PELAS MINISTRANTES.
  • Sessões práticas de avaliação entre os participantes.
  • Discussão e análise de resultados.

Publico

  • Terapeutas Ocupacionais
  • Fisioterapeutas
  • Fonoaudiólogos(as)
  • Psicólogos (as)
  • Médicos(as)
  • Enfermeiros(as) - que atue no desenvolvimento da primeira fase (bebê e criança)

Material

  • Incluso Apostila + Arquivos de referencia para leitura e estudo (enviado por e‐mail aos alunos matriculados).
  • A maleta será disponibilizada pela Ludens para o exercício da prática durante o curso. A maleta do Bayley III não faz parte do material entregue ao aluno.

EXTRA: PLANTÃO DE DÚVIDAS E PREPARATÓRIO

  • Buscando auxiliar os alunos na prática clínica após a realização do curso introdutório, as ministrantes estarão disponíveis durante 1 hora com dia e hora agendada para esclarecer algumas das dúvidas mais frequentes da turma. Os alunos serão convidados para participar de um encontro on line, onde poderão mandar suas dúvidas dentro do prazo estipulado. Os alunos participantes do curso introdutório serão avisados em momento oportuno com antecedência para melhor programação.

 

DATAS E HORÁRIO

Dias: 27 a 29/06 de 2019 (quinta a sábado) - 3 DIAS DE CURSO
Horário: das 08:30h às 17:30h (24 horas)
Categoria: Presencial (teórico com demonstração da prática)

 

Local de Realização: Espaço Ludens

Avenida Francisco José de Camargo Andrade, 920, Jardim Chapadão Campinas, São Paulo , Brasil - 13070-051

 

MÓDULO II - AVANÇADO: Aperfeiçoando a prática, analise e o Raciocínio Clínico.

Ementa

A identificação precoce de atrasos no desenvolvimento infantil é essencial para que o bebê/criança tenha acesso ao atendimento adequado o mais cedo possível, otimizando os resultados das intervenções e diminuindo o impacto das dificuldades no dia a dia. A avaliação do desenvolvimento infantil é um processo onde diversos instrumentos/protocolos podem ser utilizados. A Escala Bayley III de desenvolvimento infantil do bebê e da criança pequena é considerada “padrão ouro” para avaliação global de crianças entre 16 dias e 42 meses de idade. É uma avaliação padronizada, com grande quantidade de itens que devem ser aplicados com rigor para garantir a fidedignidade dos resultados. No entanto, poucos profissionais que atuam na área do desenvolvimento infantil têm oportunidade de conhecer a Bayley III como parte dos estudos dentro da grade regular da Universidade. Dessa forma, é necessário buscar treinamento em outros locais. A grande parte dos cursos disponíveis aborda o conhecimento da avaliação, que tipo de informação ela proporciona, com que população pode ser utilizada, como aplicar cada item, como pontuar e interpretar o teste e como o seu uso pode facilitar o raciocínio clínico e planejamento de intervenções na prática clínica. No entanto, para ser capaz de utilizar a escala de forma adequada, o profissional necessita de muita prática, e muitas vezes não encontra espaços para debater sobre dúvidas e questionamentos. Esse curso é destinado àqueles profissionais que já possuem treinamento na escala Bayley III, mas ainda sentem‐se inseguros e desejam aprimorar suas habilidades para serem capazes de aplicar o protocolo com mais domínio e segurança. Durante o curso, os participantes terão oportunidade de avaliar crianças com desenvolvimento atípico e discutir com seus grupos e os demais participantes sobre o processo de avaliação, as informações coletadas e a confecção de relatórios.

Conteúdo Programático

  • Aplicação inicial do Bayley III pelas ministrantes em uma criança com desenvolvimento típico
  • Espaço para dúvidas relacionadas ao Bayley III – administração de itens, pontuação e interpretação dos resultados
  • Aplicação do Bayley III pelos participantes em crianças com desenvolvimento atípico
  • Discussão dos resultados e da experiência de cada participante
  • Elaboração de relatório de um caso por grupo

Metodologia

  • Atividade em grupo: láboratório de prática de aveliação e grupo de discussão entre participantes e ministrantes.

Publico

  • Terapeutas Ocupacionais
  • Fisioterapeutas
  • Fonoaudiólogos(as)
  • Psicólogos (as)
  • Médicos(as)
  • Enfermeiros(as) - que atue no desenvolvimento da primeira fase (bebê e criança)

Material

  • Incluso Apostila
  • A maleta será disponibilizada pela Ludens para o exercício da prática durante o curso. A maleta do Bayley III não faz parte do material entregue ao aluno.

PRÉ-REQUISITO

  • Graduação nas faculdades determinadas em público‐alvo e participação prévia em treinamento na Escala Bayley III.
  • NECESSÁRIO TER PARTICIPADO DE CURSO BASICO BAYLEY (necessária a comprovação)
  • O curso terá um momento inicial para tirar dúvidas sobre o teste, mas a administração de cada item NÃO será revisada, sendo necessário conhecimento destes pelos participantes.

DATAS E HORÁRIO

Dias:01 a 02/11 de 2019 (sexta e sábado)
Horário: das 08:30h às 17:30h (16 horas)
Categoria: Presencial / Prático

 

Local de Realização: Espaço Ludens

Avenida Francisco José de Camargo Andrade, 920, Jardim Chapadão Campinas, São Paulo , Brasil - 13070-051

PROVA DE CERTIFICAÇÃO BAYLEY III ‐ LUDENS CURSOS (incluso no curso avançado)

 

A prova de certificação da formação do Bayley III tem como objetivo mensurar o conhecimento teórico e prático adquirido pelo aluno durante o curso, colaborando com o profissional para uma autoanalise do seu desempenho, contribuindo para uma melhor prática clínica no seu dia a dia. A prova será oferecida a distância, e constituída por 30 questões de múltipla escolha, com duração de 1 hora e 30 minutos para conclusão. Para a obtenção do certificado, é necessário que o aluno responda corretamente 70% das questões. Caso não consiga, terá nova oportunidade, com data e hora marcada pela equipe de organização do curso. Não haverá custo para a reprova. O certificado impresso será enviado ao aluno aprovado via correio.

MODULO I - BÁSICO - 27 a 29 de Junho 2019

Boleto (enviado por e-mail)
R$
1.805,00 a vista com desconto de 5% (boleto pré-datado para o dia 10 do mês da inscrição)
R$ 1.900,00 parcelado em até 4 vezes no boleto sem juros (datas fixas para 10/03, 10/04, 10/05, 10/06)

Cartão de Crédito via PagSeguro (link enviado por e-mail após recebimento inscrição e conferência dos documentos):
R$ 1.900,00 parcelado em até 6 vezes sem juros (via PagSeguro)
R$ 1.900,00 parcelado de 7 a 12 vezes com juros (2,99% ao mês - via PagSeguro)


DESCONTO ESPECIAL DE 7% PARA EX-ALUNO (NECESSÁRIO COMPROVAÇÃO):
R$ 1.767,00 a vista ou parcelado em até 4 vezes
(datas fixas para 10/03, 10/04, 10/05, 10/06)

O encerramento das inscrições está previsto para 10/06 ou poderá ser antecipado caso esgotem as vagas.

Inscrições Abertas - MODULO I

Inscreva-se aqui - Cursos Clinica Ludens

 

MODULO II - AVANÇADO - 01 e 02 de Novembro 2019

Boleto (enviado por e-mail)
R$
1.895,25 a vista com desconto de 5% (boleto pré-datado para o dia 10 do mês da inscrição)
R$ 1.995,00 parcelado em até 8 vezes no boleto sem juros (datas fixas para 10/03, 10/04, 10/05, 10/06, 10/07, 10/08, 10/09, 10/10)

Cartão de Crédito via PagSeguro (link enviado por e-mail após recebimento inscrição e conferência dos documentos):
R$ 1.995,00 parcelado em até 6 vezes sem juros (via PagSeguro)
R$ 1.995,00 parcelado de 7 a 12 vezes com juros (2,99% ao mês - via PagSeguro)


DESCONTO ESPECIAL DE 7% PARA EX-ALUNO (NECESSÁRIO COMPROVAÇÃO):
R$ 1.855,00 a vista ou parcelado em até 8 vezes NO BOLETO
(datas fixas para 10/03, 10/04, 10/05, 10/06, 10/07, 10/08, 10/09, 10/10)

O encerramento das inscrições está previsto para 10/10 ou poderá ser antecipado caso esgotem as vagas.

Inscrições Abertas - MODULO II

Inscreva-se aqui - Cursos Clinica Ludens


PACOTE MODULO I e II - BÁSICO + AVANÇADO

Boleto (enviado por e-mail)
R$ 3.700,00 - BOLETO à vista para 10/03 de 2019 (boleto pré-datado para o dia 10 do mês da inscrição)
R$ 3.895,00 - BOLETO parcelado em 8X para os dias 10/03, 10/04, 10/05, 10/06, 10/07, 10/08, 10/09 e 10/10 de 2019

Cartão de Crédito via PagSeguro (link enviado por e-mail após recebimento inscrição e conferência dos documentos):
R$ 3.895,00 parcelado em até 6 vezes sem juros (via PagSeguro)
R$ 3.895,00 parcelado de 7 a 12 vezes com juros (2,99% ao mês - via PagSeguro)

DESCONTO ESPECIAL DE 7% PARA EX-ALUNO (NECESSÁRIO COMPROVAÇÃO):
R$ 3.622,00 a vista ou parcelado em até 8 vezes NO BOLETO
(datas fixas para 10/03, 10/04, 10/05, 10/06, 10/07, 10/08, 10/09, 10/10)


Inscreva-se aqui - Cursos Clinica Ludens

AS PARCELAS SÃO DECRESCENTES COM O PASSAR DOS MESES. QUANTO MAIS PRÓXIMA A DATA DE REALIZAÇÃO DO CURSO, MENOR O NÚMERO DE PARCELAS. DEIXANDO PARA SE INSCREVER NO ÚLTIMO MÊS, O PAGAMENTO PASSA A SER EXCLUSIVAMENTE A VISTA.