23 de julho de 2018

|

por: ludens

|

Categorias: Novidades de Tratamento

10 dicas de atividades para o fim das férias

 

Nada como fechar as férias com chave de ouro. Na última semana dos pequenos em casa, vale dedicar um tempo extra para as brincadeiras que ficarão para sempre guardadas como momentos inesquecíveis na memória deles.

 

Para que isso seja possível, uma dose a mais de atenção e cuidado fazem da receita infalível, afinal, tem coisa mais gostosa do que ficar pertinho dos filhos?

 

A terapeuta ocupacional da Ludens, Mayra Cappellaro Galante, sugere 10 atividades divertidas para serem feitas com eles nesses últimos dias de férias. Confira:

 

1) Pesquise receitas simples e deixe-os participar ativamente do processo de preparo. Isso pode ajudá-los a desenvolver habilidades importantes no sequenciamento das atividades e planejamento das ações motoras.

 

2) Resgate brincadeiras da sua infância e ensine-os como você se divertia mesmo sem tablet, TV, computador e celular. Com certeza eles vão gostar e pedir mais.

 

3) Separe jogos de tabuleiro e oriente-os dos mais fáceis aos mais difíceis. Jogos assim são ótimos para treinar o raciocínio e a concentração.

 

4) Faça você mesmo: massinhas caseiras, slimes e massa-areia em casa. Na internet tem muitas receitas fáceis e rápidas e elas são fantásticas para desenvolver o sistema tátil e a motricidade fina.

 

5) Faça brinquedos e esculturas de sucata ou de materiais recicláveis. Isso vai estimular o lado criativo e ainda desenvolverá a consciência ambiental.

 

6) Leve-os ao cinema e a passeios culturais, que são ótimos para sair da monotonia, mudar de ambiente, aprender um mundo novo lá fora.

 

7) Desenvolva atividades sensoriais com cola e grãos, macarrão, areia, algodão, tinta e outros materiais. Sentir as diferentes texturas, trabalhar com as cores e colocar a criatividade para funcionar são sempre boas pedidas.

 

8) Solte pipa com seus filhos. Procure um lugar aberto, sem fiação próxima e mostre a liberdade de ver uma pipa solta no ar.

 

9) Chame os amigos para uma noite do pijama na sua casa. Acomode os colchões, faça uma iluminação especial, decore ao gosto das crianças, prepare pipoca e garanta uma noite especial.

 

10) Ao final das férias, monte junto com eles um álbum de fotos com recordações dos melhores momentos. Com certeza eles pedirão para rever várias vezes.